A “revolução silenciosa” que muda Pelotas
Pelotas, segundo o prefeito Fetter, vivencia uma verdadeira “revolução silenciosa e pacífica”, pois o governo municipal conseguiu mudar políticas praticadas há mais de 30 anos, com a aprovação de novos Códigos de Posturas e de Obras, Plano Diretor, novo Plano Viário e de Ciclovias, que daqui em diante terão reflexos diretos na vida das pessoas. Um bom exemplo de lei que mudou a cidade é a de nº 5.854, que gerencia a Política Municipal de Gestão e Transporte Público em Pelotas, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, em 2011. Ela apressou a renovação em 26% da frota de ônibus que circulam no Município, de 12 para oito anos. No Brasil, a idade média da frota utilizada no transporte coletivo é de 14 anos. Entre os 56 ônibus que vieram renovar a frota, 25 deles são dotados de degrau retrátil, oferecendo melhores condições de acesso a pessoas portadoras de alguma dificuldade física. Os usuários, com mais de 60 anos, já portam cartão magnético, que lhes dá acesso a qualquer assento dentro do ônibus. O “vale transporte com passagem integrada” para dois ônibus, afirmou Fetter, está prestes a ser implementado, beneficiando trabalhadores que necessitam utilizar dois ônibus, de diferentes linhas, para chegar ao local de trabalho. A construção de ciclovias nas avenidas Adolfo Fetter e Ferreira Viana, e na rua Andrade Neves, e aquelas que estão sendo implantadas nas avenidas Fernando Osório, Domingos de Almeida, República do Líbano e outras, igualmente favorecem o deslocamento seguro do trabalhador. Além do mais, lembrou Fetter, os 100 quilômetros de pavimentação implantados nestes últimos oito anos contribuem para reduzir o tempo de viagem dos ônibus, oferecendo ainda maior segurança, conforto e economia para quem usa veículo particular. Estacionamento rotativo Uma outra importante conquista para a Mobilidade Urbana no Município é o Estacionamento Rotativo. Está marcada para o próximo dia 31 de outubro a abertura dos envelopes das empresas que se habilitaram para participar do processo de licitação que definirá o responsável pela implantação e gerenciamento do Estacionamento Rotativo na área central de Pelotas. Além de disciplinar o estacionamento na área central, o Estacionamento Rotativo favorece o acesso do consumidor ao comércio na área central. Inclusive existe uma expressão no meio comercial que afirma: “sem estacionamento, sem negócios”. O Prefeito esclareceu que continuam válidas as propostas já entregues e outras poderão ser apresentadas até dois dias antes da data estipulada para a abertura dos envelopes. Conforme Fetter, logo depois de anunciada a empresa vencedora da licitação será firmado o contrato, que determina prazo de 90 dias para a efetiva implantação do estacionamento rotativo. O projeto do Estacionamento Rotativo na área central de Pelotas prevê inicialmente 1.100 vagas, que serão controladas por parquímetros. O sistema será delimitado pelo quadrilátero formado pela ruas Gonçalves Chaves, Dr. Cassiano, Marechal Deodoro e Lobo da Costa, inclusive o entorno da Praça Coronel Pedro Osório. O Estacionamento Rotativo cobrará os seguintes valores: estacionamento mínimo, de 30 minutos, R$ 0,75; uma hora, R$ 1,50; uma hora e meia, R$ 2,25 e, por duas horas, tempo máximo de estacionamento num mesmo local, R$ 3,00.