A “revolução silenciosa” que muda Pelotas

Por Divulgação 23-10-2012 | 00:00:00
Tags:

Pelotas, segundo o prefeito Fetter, vivencia uma verdadeira “revolução silenciosa e pacífica”, pois o governo municipal conseguiu mudar políticas praticadas há mais de 30 anos, com a aprovação de novos Códigos de Posturas e de Obras, Plano Diretor, novo Plano Viário e de Ciclovias, que daqui em diante terão reflexos diretos na vida das pessoas. Um bom exemplo de lei que mudou a cidade é a de nº 5.854, que gerencia a Política Municipal de Gestão e Transporte Público em Pelotas, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, em 2011. Ela apressou a renovação em 26% da frota de ônibus que circulam no Município, de 12 para oito anos. No Brasil, a idade média da frota utilizada no transporte coletivo é de 14 anos. Entre os 56 ônibus que vieram renovar a frota, 25 deles são dotados de degrau retrátil, oferecendo melhores condições de acesso a pessoas portadoras de alguma dificuldade física. Os usuários, com mais de 60 anos, já portam cartão magnético, que lhes dá acesso a qualquer assento dentro do ônibus. O “vale transporte com passagem integrada” para dois ônibus, afirmou Fetter, está prestes a ser implementado, beneficiando trabalhadores que necessitam utilizar dois ônibus, de diferentes linhas, para chegar ao local de trabalho. A construção de ciclovias nas avenidas Adolfo Fetter e Ferreira Viana, e na rua Andrade Neves, e aquelas que estão sendo implantadas nas avenidas Fernando Osório, Domingos de Almeida, República do Líbano e outras, igualmente favorecem o deslocamento seguro do trabalhador. Além do mais, lembrou Fetter, os 100 quilômetros de pavimentação implantados nestes últimos oito anos contribuem para reduzir o tempo de viagem dos ônibus, oferecendo ainda maior segurança, conforto e economia para quem usa veículo particular. Estacionamento rotativo Uma outra importante conquista para a Mobilidade Urbana no Município é o Estacionamento Rotativo. Está marcada para o próximo dia 31 de outubro a abertura dos envelopes das empresas que se habilitaram para participar do processo de licitação que definirá o responsável pela implantação e gerenciamento do Estacionamento Rotativo na área central de Pelotas. Além de disciplinar o estacionamento na área central, o Estacionamento Rotativo favorece o acesso do consumidor ao comércio na área central. Inclusive existe uma expressão no meio comercial que afirma: “sem estacionamento, sem negócios”. O Prefeito esclareceu que continuam válidas as propostas já entregues e outras poderão ser apresentadas até dois dias antes da data estipulada para a abertura dos envelopes. Conforme Fetter, logo depois de anunciada a empresa vencedora da licitação será firmado o contrato, que determina prazo de 90 dias para a efetiva implantação do estacionamento rotativo. O projeto do Estacionamento Rotativo na área central de Pelotas prevê inicialmente 1.100 vagas, que serão controladas por parquímetros. O sistema será delimitado pelo quadrilátero formado pela ruas Gonçalves Chaves, Dr. Cassiano, Marechal Deodoro e Lobo da Costa, inclusive o entorno da Praça Coronel Pedro Osório. O Estacionamento Rotativo cobrará os seguintes valores: estacionamento mínimo, de 30 minutos, R$ 0,75; uma hora, R$ 1,50; uma hora e meia, R$ 2,25 e, por duas horas, tempo máximo de estacionamento num mesmo local, R$ 3,00.

Notícias Relacionadas

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal