26ª Fenadoce é lançada oficialmente no Paço Municipal
Depois de receber o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro, a tradição doceira de Pelotas e da Antiga Pelotas será comemorada em sua festa mais tradicional: a 26ª Fenadoce. Em cerimônia oficial realizada nesta quinta-feira (17), no saguão do Paço Municipal, a feira foi lançada com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz e por membros dos Conselhos Gestor e Consultivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL Pelotas).
O grupo de personagens do Espaço Arte do Doce ditou o clima do evento, com apresentação rebuscada em referências aos povos que formaram a cultura do povo pelotense.
Fotos: Gustavo Mansur
A chefe do Executivo Municipal, emocionada com as conquistas da cidade nesta semana, falou sobre a responsabilidade gerada ao tornar a tradição doceira um patrimônio do país. Lembrou que mesmo com a arte do saber-fazer passada através das gerações, a Fenadoce se tornou a principal propagadora da nossa riqueza gastronômica.
"Somos uma construção coletiva e, se hoje somos patrimônio cultural do Brasil, precisamos agradecer ao povo que nos ajudou a construir essa imagem", destacou a prefeita.
Paula também lembrou aos presentes que o reconhecimento de Pelotas como tesouro nacional não é uma consequência apenas do seu governo, já que outros tantos prefeitos contribuíram de alguma forma. A formulação de leis e diretrizes que preservaram elementos históricos foram a base para transformar o município em referência.
O conselheiro da CDL Pelotas, Max Michels, destacou a força da feira em levar o nome da cidade para além das fronteiras e contribuir com a manutenção das receitas gastronômicas da região.
Fotos: Gustavo Mansur
Também participou do evento a corte da 26ª edição da festa, formada pela rainha Sara Dias e as princesas Júlia La Rocha e Laura Silva. Ao final, os convidados receberam como lembrança um "papel semente" e vasinhos para o plantio, em alusão à campanha de estímulo às atitudes mais doces.
O lançamento da Fenadoce - que ocorre de 30 de maio a 17 de junho - contou com a presença de autoridades locais, como os secretários de Governo, Clotilde Victória; de Cultura, Giorgio Ronna; de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Fernando Estima; e de Planejamento e Gestão, Paulo Morales; além dos vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB) e Daniel Trzeciak (PSDB).
Novidades
O tema da festa em 2018 será “Nosso Doce Mais Doce”. Quarenta e duas bancas de comercialização dos tradicionais doces estão confirmadas. A partir deste ano, todos os expositores devem estar associados ao CDL Pelotas.
Pelo terceiro ano consecutivo, a promoção "Doce Vantagem Seu Ingresso Vale Mais" integrará o comércio pelotense com a visitação da feira. Através do ingresso adquirido, o público terá direito a descontos em lojas locais e de rede, cadastradas na campanha. Conforme esclarece o CDL Pelotas, o objetivo é fidelizar o consumidor e atrair novos clientes por meio da Fenadoce.
Outras novidades estão no cronograma de shows. No dia 3 de junho, a dupla sertaneja Jorge e Mateus promete animar o público que comparecer à festa. O DJ Dennis se apresenta dia 15 de junho e o cantor Alexandre Pires será a atração do Baile do Nego Veio, que ocorre dia 16 de junho.
Veja mais fotos do Lançamento da Fenadoce no Flickr da Prefeitura.