Em algumas UBSs as doses acabaram poucas horas depois do início da imunização

Unidades de Saúde registram movimento intenso de idosos na retomada da vacinação contra a gripe

Em algumas UBSs as doses acabaram poucas horas depois do início da imunização
Por Autor desconhecido 08-04-2020 | 19:07:14
Tags: vacinação contra influenza, vacina gripe 2020

Com colaboração de Alessandra Senna

Idosos voltaram a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas nesta quarta-feira (8) em busca da vacina contra o vírus Influenza (gripe). Em algumas unidades as doses terminaram ainda pela manhã. Nessa quarta remessa enviada pelo Ministério da Saúde, Pelotas recebeu 15 mil doses. 

Até o final da tarde dessa quarta-feira não havia confirmação de quais unidades ainda possuíam doses da vacina. “Como o Ministério da Saúde envia as doses aos poucos, ao mesmo tempo em que a procura nesse ano está sendo bem maior, as vacinas terminam muito rápido, quase tudo no mesmo dia”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), Rita Carvalho.

As irmãs Maria da Graça e Etelvina da Silva, de 71 e 72 anos, foram juntas até o Centro de Especialidades para fazer a vacina. "Sempre fizemos no posto do nosso bairro, o Simões Lopes, mas esse ano resolvemos vir até o centro e conseguimos garantir a imunização", explicou Maria da Graça. Pela manhã cerca de 700, das mil doses disponíveis na unidade, foram aplicadas. No começo da tarde a remessa já havia terminado.

"As pessoas se organizam para vir cedo e este ano estão procurando mais a vacina", explica a enfermeira chefe do Centro de Especialidades, Fátima Soares. 

Nas UBSs localizadas nos bairros a procura também foi intensa. De acordo com a Vigilância Epidemiológica as 50 unidades receberam entre 100 e 300 doses cada uma, dependendo do tamanho da UBS, e boa parte terminou ainda no final da manhã. 

Para quem conseguiu se vacinar hoje, a sensação é de alívio. "A gente sabe que essa vacina não protege contra o coronavírus, mas é uma forma de se defender da H1N1, é uma forma de estar mais saudável. Tenho certeza que vamos vencer tudo isso", desabafou a aposentada Leonor Soares, 78 anos.

Números parciais

Os números parciais da vacinação em Pelotas, até esta quarta-feira (8), apontam o seguinte: 

  • 33.658 pessoas foram vacinadas no município.
  • 23.278 são idosos (46% do total estimado em Pelotas)
  • 10.380 são profissionais da saúde (54% do total de profissionais registrados no município)

A SMS continua fazendo a contagem, conforme o avanço da campanha. A meta de alcance da imunização é de 95% do total dos grupos que precisam ser imunizados e que são quantificados pelo Ministério da Saúde, por meio de cadastro profissional, para os trabalhadores da saúde, ou de dados do IBGE, para as crianças e idosos. 

Novos envios de vacina pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul serão divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura, bem como a retomada das vacinações a partir de novas remessas.

Notícias Relacionadas

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas