Moradores do 6º distrito contam com atendimento médico, odontológico e de enfermagem

UBS Santa Silvana é entregue após reforma feita pelo Mão de Obra Prisional

Moradores do 6º distrito contam com atendimento médico, odontológico e de enfermagem
Por Autor desconhecido 29-08-2019 | 17:50:01
Tags: ubs , santa silvana , colônia , 6º distrito , mop , pacto pelotas pela paz

A comunidade da Colônia Santa Silvana6º distrito de Pelotas agora conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente renovada. A entrega das obras de requalificação, um investimento de R$ 20 mil em recursos da Prefeitura, foi realizada na tarde desta quinta-feira (29). O trabalho tem a assinatura dos trabalhadores do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto Pelotas pela Paz.

Fotos: Gustavo Vara

Pacto Pelotas pela Paz abre portas no mercado de trabalho

Transporte rural e patrolamento são elogiados em O Bairro da Gente

O ato reuniu autoridades municipais, comunidade e equipe de atendimento da UBS, com animação garantida pela Banda Franz. A prefeita Paula Mascarenhas destacou que este é o 27º prédio da Secretaria de Saúde (SMS) reformado por meio do MOP, projeto que com a abertura de oportunidades de trabalho busca a ressocialização de apenados.

“A saúde tem desafios enormes, que lidam com a vida das pessoas. Aqui na Santa Silvana a equipe é qualificada, com médico, enfermeiro, dentista, recepção e limpeza. É a equipe, muito comprometida, que faz a vida da UBS e acolhe a população”, avaliou a prefeita. 

Além de atender o pedido da comunidade para que a unidade fosse reformada, uma outra solicitação dos usuários será concretizada no próximo mês: o atendimento de enfermagem. Conforme o secretário de Saúde, Leandro Thurow, uma articulação interna foi feita na SMS e a UBS contará com uma enfermeira ao fim da primeira quinzena de setembro. Outra novidade é a troca dos equipamentos do consultório odontológico, que deve ocorrer em 60 dias e qualificar ainda mais o serviço prestado.

O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito Idemar Barz; pelo diretor do Presídio Regional de Pelotas, Juliano Nogueira; e pelos vereadores Éder Blank (PDT), José Benemann (PSDB) e Zilda Bürkle (PSB).

Qualidade no espaço e no atendimento

A UBS Santa Silvana recebeu nova pintura, reboco e placas de sinalização. Uma área de serviço também foi construída nos fundos da unidade. O prédio conta com três consultórios, dois banheiros, sala de enfermagem, sala de procedimentos, consultório odontológico e farmácia.

A obra começou em março e terminou ao final de julho. Durante a entrega, José Fernando Borraz, um dos quatro apenados do regime semiaberto do MOP que atuaram na requalificação, agradeceu a segunda chance recebida, por meio da oportunidade de poder usar um tempo ocioso para trabalhar.

A UBS segue um modelo tradicional, destacaram o recepcionista Lauro Kuter e o médico Warton Rocha de Magalhães, que há 17 anos atuam juntos na Santa Silvana. Kuter explicou que 15 fichas são entregues para a consulta, mas ressaltou que nenhum cidadão fica sem cuidado, mesmo que todos os números já tenham sido entregues.

O atendimento médico é feito nas segundas, quartas e sextas-feiras, durante o período da tarde. Já o atendimento odontológico ocorre nas terças e sextas. Na UBS também são feitas triagens, aplicação de vacinas e, a partir de agora, serão oferecidos serviços ligados à saúde da mulher, como o pré-natal. Warton enfatizou ainda a importância do trabalho preventivo realizado junto da comunidade, buscando evitar alguns dos problemas de saúde mais recorrentes na Colônia, como hipertensão, úlceras varicosas, ansiedade e depressão.

Notícias Relacionadas

Ministério da Saúde confirma parceria com o GHC para o Hospital de  Pronto-Socorro de Pelotas

Ministério da Saúde confirma parceria com o GHC para o Hospital de Pronto-Socorro de Pelotas

Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas

Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas

Samu leva conhecimento ao Shopping Pelotas

Samu leva conhecimento ao Shopping Pelotas

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo