ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

UBS Santa Silvana é entregue após reforma feita pelo Mão de Obra Prisional

Moradores do 6º distrito contam com atendimento médico, odontológico e de enfermagem

29-08-2019 | 17:50:01

A comunidade da Colônia Santa Silvana6º distrito de Pelotas agora conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente renovada. A entrega das obras de requalificação, um investimento de R$ 20 mil em recursos da Prefeitura, foi realizada na tarde desta quinta-feira (29). O trabalho tem a assinatura dos trabalhadores do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto Pelotas pela Paz.

Fotos: Gustavo Vara

Pacto Pelotas pela Paz abre portas no mercado de trabalho

Transporte rural e patrolamento são elogiados em O Bairro da Gente

O ato reuniu autoridades municipais, comunidade e equipe de atendimento da UBS, com animação garantida pela Banda Franz. A prefeita Paula Mascarenhas destacou que este é o 27º prédio da Secretaria de Saúde (SMS) reformado por meio do MOP, projeto que com a abertura de oportunidades de trabalho busca a ressocialização de apenados.

“A saúde tem desafios enormes, que lidam com a vida das pessoas. Aqui na Santa Silvana a equipe é qualificada, com médico, enfermeiro, dentista, recepção e limpeza. É a equipe, muito comprometida, que faz a vida da UBS e acolhe a população”, avaliou a prefeita. 

Além de atender o pedido da comunidade para que a unidade fosse reformada, uma outra solicitação dos usuários será concretizada no próximo mês: o atendimento de enfermagem. Conforme o secretário de Saúde, Leandro Thurow, uma articulação interna foi feita na SMS e a UBS contará com uma enfermeira ao fim da primeira quinzena de setembro. Outra novidade é a troca dos equipamentos do consultório odontológico, que deve ocorrer em 60 dias e qualificar ainda mais o serviço prestado.

O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito Idemar Barz; pelo diretor do Presídio Regional de Pelotas, Juliano Nogueira; e pelos vereadores Éder Blank (PDT), José Benemann (PSDB) e Zilda Bürkle (PSB).

Qualidade no espaço e no atendimento

A UBS Santa Silvana recebeu nova pintura, reboco e placas de sinalização. Uma área de serviço também foi construída nos fundos da unidade. O prédio conta com três consultórios, dois banheiros, sala de enfermagem, sala de procedimentos, consultório odontológico e farmácia.

A obra começou em março e terminou ao final de julho. Durante a entrega, José Fernando Borraz, um dos quatro apenados do regime semiaberto do MOP que atuaram na requalificação, agradeceu a segunda chance recebida, por meio da oportunidade de poder usar um tempo ocioso para trabalhar.

A UBS segue um modelo tradicional, destacaram o recepcionista Lauro Kuter e o médico Warton Rocha de Magalhães, que há 17 anos atuam juntos na Santa Silvana. Kuter explicou que 15 fichas são entregues para a consulta, mas ressaltou que nenhum cidadão fica sem cuidado, mesmo que todos os números já tenham sido entregues.

O atendimento médico é feito nas segundas, quartas e sextas-feiras, durante o período da tarde. Já o atendimento odontológico ocorre nas terças e sextas. Na UBS também são feitas triagens, aplicação de vacinas e, a partir de agora, serão oferecidos serviços ligados à saúde da mulher, como o pré-natal. Warton enfatizou ainda a importância do trabalho preventivo realizado junto da comunidade, buscando evitar alguns dos problemas de saúde mais recorrentes na Colônia, como hipertensão, úlceras varicosas, ansiedade e depressão.

Tags

ubs, santa silvana, colônia, 6º distrito, mop, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%