ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Transporte rural e patrolamento são elogiados em O Bairro da Gente

Durante audiência pública, moradores do Cerrito Alegre apresentaram dúvidas, sugestões e agradecimentos à prefeita

14-07-2019 | 21:15:25

Na tarde ensolarada deste domingo (14), a comunidade do Cerrito Alegre, 3° distrito, pôde apresentar demandas à prefeita Paula Mascarenhas, ao vice Idemar Barz e à equipe de governo durante audiência pública na 9ª edição de O Bairro da Gente. O novo modelo do transporte coletivo rural, implantado neste ano, e o patrolamento de 315 quilômetros de vias das colônias, feito nos últimos 45 dias, foram os principais temas discutidos e elogiados pelos munícipes.

Prefeita Paula Mascarenhas recebe agradecimentos de moradores pelo novo sistema de transporte – Fotos: Michel Corvello

Serviços públicos, parceiros e atrações animam Cerrito Alegre

Desde o princípio, ficou claro que o momento era para os gestores ouvirem os moradores da região. A prefeita enfatizou que O Bairro da Gente é a Prefeitura indo ao encontro ao povo que, pela vivência diária, é quem melhor conhece as particularidades dos lugares e tem condições de apontar soluções.

“É um dia para ouvir a comunidade, tirar dúvidas, trazer algumas respostas e levar as demandas para serem encaminhadas. Eu disse, lá atrás, que seria a prefeita da colônia e estou me esforçando todos os dias para isso”, afirmou Paula, na abertura da audiência.

Transporte rural aprovado

Essa troca foi exatamente o que aconteceu. A comunidade elogiou a qualidade do transporte rural e a tarifa de apenas R$ 3,70 – que antes chegava até R$ 20,00 em algumas localidades. O valor é o mesmo pago pelas passagens na zona urbana.

Transporte rural registra movimento de quase 60 mil passagens

Paula inaugura novo sistema do transporte coletivo rural

Transporte coletivo rural tem dez linhas à disposição do usuário

“Só queria agradecer. Uma vez eu pedi ônibus, lá na Santa Silvana, na colônia Esperança, e hoje ele tá aí. Obrigada”, resumiu a moradora Leda Kluge.

Arlinda Timm e Vanda Otto também disseram estar muito satisfeitas com o serviço e solicitaram pequenas alterações na linha que atende o Cerrito Alegre. O pedido foi direcionado à Secretaria de Transporte e Trânsito, que vem monitorando o novo sistema desde seu início, há quase três meses, a fim de adaptar o funcionamento às necessidades de quem vive na colônia, levando em consideração também a bilhetagem eletrônica e o traçado de rotas com o GPS.

“Tenho o maior orgulho de a gente ter conseguido vencer o desafio do transporte rural, uma conquista com a qual nós sonhamos lá no governo do prefeito Eduardo. Hoje é uma realidade”, constatou a prefeita Paula.

Manutenção das estradas

O trabalho intensivo que a Secretaria de Desenvolvimento Rural iniciou há um mês e meio, resultando no patrolamento de 315 quilômetros de estradas, também foi aprovado. Desse número, quase 97 quilômetros foram no 3º distrito.

Estradas da zona rural recebem melhorias

Ildemar Fiss se inscreveu para audiência apenas com o intuito de agradecer ao “ótimo estado das estradas” diretamente aos responsáveis da Prefeitura. O mesmo ocorreu com Ana Perleberg, que avaliou o serviço de patrolamento como “muito bem-feito”.

Moradora do Cerrito Alegre, Ana relatou encontrar dificuldade no escoamento da água perto de sua residência. De imediato, o secretário Jair Seidel garantiu que o problema será corrigido pela equipe nas próximas semanas e aproveitou para fazer um pedido aos presentes: que deixam seus desaguadouros abertos após o serviço da SDR para auxiliar na vazão da água, uma vez que o fechamento pode danificar as estradas e prejudicar toda a comunidade.

Médico garantido

Quem compareceu ao Bairro da Gente esteve interessado, ainda, em saber mais sobre a área da saúde. Por 31 anos o mesmo médico foi responsável pelo atendimento contínuo à população na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cerrito Alegre e o profissional está prestes a se aposentar, o que fez a comunidade questionar acerca do novo profissional na localidade.

UBS Santa Silvana retomará atendimento e não faltará médico no Cerrito, devido à aposentadoria do atual – Fotos: Michel Corvello

A prefeita e o secretário interino, Leandro Thurow, explicaram que as mudanças feitas pelo governo federal no Programa Mais Médicos têm dificultado a contratação para suprir as necessidades do município. Proativamente, a Secretaria de Saúde trabalha em medidas a fim de contornar a situação. As universidades foram contatadas, com proposta para que os estudantes de medicina possam realizar sua residência nas UBSs e, como solução emergencial, algumas equipes talvez venham a ser divididas: trabalhariam três dias em uma unidade e dois em outra, sem deixar a população desassistida. Novos profissionais também são contratados em regime de plantão.

Aldo Furtado Garcia e Marlene Boscoth, dois dos moradores que perguntaram sobre o assunto na audiência, receberam uma notícia que os deixou animados: a UBS Santa Silvana, que atende a população da zona rural, deve retomar os atendimentos em 20 dias, após o término da reforma feita por apenados do projeto Mão de Obra Prisional (MOP) do Pacto Pelotas pela Paz.

O Bairro da Gente

Este foi o 9º Bairro da Gente realizado no mandato da prefeita Paula Mascarenhas, o segundo na zona rural, e o terceiro de 2019. O projeto, de iniciativa da Prefeitura, conta com a colaboração de parceiros, leva serviços públicos e manifestações artísticas, culturais, educacionais e desportivas direto à comunidade.

Estiveram presentes na audiência pública os secretários de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam; Saúde, Leandro Thurow; Educação e Desporto, Artur Corrêa; Serviços Urbanos e Infraestrutura, Paulo Ozório; Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho; Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; e Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray.

Do primeiro escalão, participaram a assessora de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Clotilde Victória; e o assessor especial de Comunicação do Gabinete da Prefeita, Gustavo Azevedo. O Sanep, a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária foram representados por servidores. Os vereadores Enéias Clarindo (PSDB), Éder Blank (PDT), Zilda Bürkle (PSB) e José Benemann (PSDB) também prestigiaram o evento no 3º distrito de Pelotas.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

bairro da gente, cerrito alegre, transporte coletivo rural, patrolamento, saúde, audiência pública, agradecimentos, dúvidas

Carregando 0%
Carregando 0%