ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Aplicativo desvenda o interior de prédios históricos

Turismo Virtual em Pelotas usa realidade aumentada para criar réplicas 3D de dez locais

30-09-2018 | 22:04:21

      Um novo olhar para o Centro Histórico, com ajuda da tecnologia, é a proposta do aplicativo Turismo Virtual em Pelotas, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) no final da tarde de sábado (29). A ferramenta usa realidade aumentada para mostrar, em 3D, o interior de dez locais do município tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fotos: Gustavo Vara

      Desenvolvido pela empresa Dimensio – Design & Tecnologia, com base em modelos das construções criados na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do projeto Pelotas de Papel da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o aplicativo possibilita aos visitantes conhecer, por meio da câmera do celular, mais do Mercado Central, Prefeitura, Casarão 2, Theatro Sete de Abril, Lyceu Rio Grandense, Mercosul, Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Quartel Legalista, a antiga residência do Senador Augusto Assumpção e a praça Coronel Pedro Osório. Cada ponto visitado gera novas conquistas aos usuários na caçada pela história da cidade, tendo como guias os docinhos da campanha Seja Doce com Pelotas.

      “É um jeito diferente de visitar os prédios, ver como são por dentro lugares que às vezes não estão abertos. Torna o passeio mais interessante”, analisou o vice-prefeito Idemar Barz, que prestigiou o lançamento no Centro de Atenção ao Turista do Mercado.

      Conforme a diretora da Sdeti, Lisandra Cardoso, esse foi um primeiro passo. Na Feira do Livro serão divulgados adesivos que estarão nos prédios, facilitando o acesso a ferramenta, além de um livro com a história dos locais. Para o futuro, a secretaria planeja expandir o número de prédios disponíveis no Turismo Virtual em Pelotas e adicionar vídeos com tours completos em 360º. “Assim, modificamos a forma com que as pessoas veem esse patrimônio e democratizamos a visitação”, resumiu a diretora.

      O lançamento integrou a programação da Semana do Turismo. O aplicativo gratuito Turismo Virtual em Pelotas já está disponível na plataforma Android.

Tags

turismo virtual, tecnologia, aplicativo, centro histórico

Carregando 0%
Carregando 0%