ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Serviços públicos, parceiros e atrações animam Cerrito Alegre

'O Bairro da Gente' proporcionou momentos de descontração, convivência e proveito a quem buscou atendimento na zona rural

Por Tânia Magalhães 14-07-2019 | 20:42:04

Domingo (14) foi um dia diferente para moradores da zona rural, especialmente do 3º distrito, Cerrito Alegre, onde se realizou, pela manhã e à tarde, a 9ª edição de O Bairro da Gente – projeto da Prefeitura, com apoio de parceiros, que tem como objetivo levar serviços, lazer, entretenimento, diversão, cultura e arte ao público.

Quem foi até o Centro de Eventos do Cerrito Alegre encontrou a praticidade do acesso a determinados documentos importantes, como o Cartão SUS, por meio do atendimento da Secretaria Municipal e Saúde (SMS); o cartão do novo sistema de transporte coletivo rural, providenciado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) junto com a empresa Santa Cruz; e o encaminhamento para a confecção da Carteira de Trabalho, pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social e do Sistema Nacional de Empregos (FGTAS/Sine).

Comunidade do interior aproveita evento e prefeita Paula Mascarenhas participa de todos os espaços – Fotos: Igor Sobral e Michel Corvello

Os serviços não ficaram restritos a documentos. As áreas pública e privada tiveram presenças marcantes no evento, oferecendo aos visitantes o acesso fácil a questões relacionadas a diversos ramos. A prefeita Paula Mascarenhas visitou todos os espaços. As cortes das festas municipais do Morango e do Pêssego também estiveram no local, divulgando as culturas no Município.

Serviços públicos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) somou-se à Prefeitura nesta edição de O Bairro da Gente e dispensou atenção especial à saúde do homem e da mulher do campo. Palestras específicas alertaram quanto à necessidade da prevenção, destacando a importância dos exames para detecção precoce de doenças.

Senar centralizou serviços de saúde do homem e da mulher – Foto: Igor Sobral

O Senar disponibilizou exame de PSA, aos homens de 40 a 80 anos, preventivo do câncer de próstata, com coleta de amostra de sangue. Eles ainda receberam sacolinhas com kits de produtos de higiene pessoal e uma garrafinha para água. As mulheres também ganharam o brinde. 

O supervisor do Senar na Região Sul, Alcides Renato Soares, comentou sobre a boa aceitação dos homens para realização da coleta de sangue para o exame PSA, e atribuiu a conscientização à ação da Prefeitura em relação à saúde pública “A aceitação dos homens quanto ao exame indica que as Unidades Básicas de Saúde estão realizando um importante serviço. O exame deixou de ser novidade e predomina a ciência sobre sua necessidade”, ponderou. No horário de almoço, o Senar ofereceu salsichão, pão e refrigerante a todos os presentes no evento.

Almoço foi garantido pelo histórico colaborador do Município, o Senar – Foto: Igor Sobral

No galpão do Centro de Eventos, a Secretaria da Fazenda (SMF) prestou informações e distribuiu balões e fôlders sobre o programa Nota Legal Pelotense, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) orientou interessados sobre o acesso à Sala do Empreendedor. A cargo da Secretaria de Assistência Social (SAS) esteve doação de roupas, Cadastro Único, atendimento de Cras e informações sobre o programa Família Acolhedora.

Secretarias informam diversos serviços de grande interesse à população – Fotos: Igor Sobral

No galpão, não faltou o Espaço Kids, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), com contação de histórias, brincadeiras de criança e pinturas no rosto dos pequenos. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) recebeu lixo eletrônico e, em troca pelas peças entregues, deu mudas de hortênsia, açaí do sul e araçá. 

As atividades da FGTAS/Sine não se limitaram ao agendamento para carteiras de trabalho. As equipes orientaram o público sobre seus serviços e divulgaram vagas disponíveis para empregos, enquanto o Procon prestou esclarecimentos aos consumidores e a STT expediu credenciais para idosos e deficientes referentes às áreas de estacionamento no Centro da cidade.

A distribuição de pipoca ficou por conta da SMS, que também deu dicas sobre saúde bucal e distribuiu material informativo sobre prevenção. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) prestou informações sobre habitação e sobre o Banco de Materiais.

Curiosidade permite aprendizado acerca de prevenção – Foto: Igor Sobral

Na área externa do Centro de Eventos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) prestou informações a interessados sobre seus programas e ações. Gilmar e Marilda Heling, moradores na Colônia Osório, no Cerrito Alegre, não perderam a oportunidade de buscar orientação junto à SDR. Gilmar é produtor de soja e de outras variedades. Leonítia, mãe de Marilda, acompanhou o casal e aproveitou O Bairro da Gente para receber serviços de atenção à saúde. Para eles, “o evento trouxe muitos benefícios”.

Gilmar, Marilda e Leonítia buscaram informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – Fotos: Igor Sobral

A Emater/RS levou equipe técnica e material de divulgação das políticas públicas e programas voltados ao meio rural, além de distribuir mudas de variedades de alface, repolho, couve, temperos e outros, e amostras de cristais de gengibre. 

No terreno, a STT montou a Escolinha de Trânsito, onde a criançada se divertiu conhecendo as regras de educação para o trânsito. Brinquedos infláveis e a cama elástica da Smed também atraíram o público infantil, assim como as brincadeiras montadas pelo Núcleo de Educação Ambiental e Saneamento (Neas), do Sanep.

Escolinha de Trânsito da STT ensina sinalização à garotada de forma lúdica – Foto: Igor Sobral

As vigilâncias Ambiental, Sanitária e de Saúde do Trabalhador, da SMS, montaram tenda na área externa do Centro de Eventos, para distribuição de material informativo sobre controle de pragas e vetores, orientação aos consumidores de saneantes, esclarecimentos sobre paralisia infantil, limpeza de caixas d’água, manipulação de alimentos, cuidados em relação ao consumo de peixes, e sobre instituições de longa permanência de idosos.

A segurança foi garantida pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Patrulha Rural. Também estiveram presentes, prestando esclarecimentos sobre suas pastas, as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e a de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). A Secretaria de Governo, por meio da Ouvidoria do Município, credenciou interessados em participar da audiência pública com a prefeita Paula Mascarenhas.

Ações de parceiros

A parceria entre Poder Público e iniciativa privada – na avaliação da prefeita – assegurou o sucesso de mais uma edição de O Bairro da Gente. Por conta da marca Barão de Cotegipe, não faltou erva-mate e água quente, enquanto que Biscoitos Zezé garantiu o lanchinho com as embalagens individuais de biscoitos da sua linha de produção.

A BitiTelecom proporcionou acesso à internet. A área da beleza esteve em pauta, com os produtos Mary Kay. Entre outras clientes, a consultora Cristiane orientou Renata Silva Marques sobre cuidados com a pele e praticou limpeza do rosto, esfoliação labial e maquiagem com base e batom. “Renata sai daqui com a pele cuidada e protegida”, comentou após a aplicação dos métodos. Ainda na atenção pessoal, o Salão Edward ofereceu cortes de cabelo.

Renata ganhou limpeza de pele com produtos de beleza – Fotos: Igor Sobral

Atenção à saúde também mereceu destaque entre os parceiros. O Instituto Educacional Dimensão, além da distribuição de material informativo e esclarecimentos sobre matrículas, ofereceu verificação de sinais vitais (pressão arterial e oximetria) e testes rápidos de sífilis e hepatite C. Socorristas da equipe Anjos de Preto circularam pelo espaço do evento, prontos para atendimento, caso necessário. A Ótica Diniz realizou testes de visão, enquanto o Centro Som e Voz ofereceu testes de audição e encaminhamentos para audiometria.

Verificação de sinais vitais, entre eles a aferição de pressão arterial, beneficiaram moradores – Fotos: Igor Sobral

A Uniasselvi – graduação e pós-graduação –, além de prestar informações sobre os cursos que oferece e matrículas, levou alunas da Pedagogia ao evento, atraindo a criançada com brincadeiras lúdicas e pintura no rosto.

Crianças aproveitam espaço e atividades de parceiros – Fotos: Igor Sobral

Agroindústrias e outros espaços

Sucos e vinhos produzidos pela agroindústria Guiot agradaram o público, assim como os doces em calda da Cafsul e as conservas e compotas da marca Frutos da Terra.

O casal Edmar e Eni Venske, saboreando suco de uva Guiot, comentou que O Bairro da Gente “é um evento ótimo para reunir o pessoal da zona rural, além de proporcionar serviços de qualidade, centralizados num só dia e lugar”. Como exemplo, citou a atenção à saúde, por meio dos testes de visão, audição, aferição de pressão, Cartão SUS e outros.

Edmar e Eni aprovaram o evento na zona rural – Foto: Igor Sobral

O artesanato colonial também foi levado em O Bairro da Gente, com destaque para o grupo Rural Arts. Pães, cucas e bolos fabricados na própria zona rural tiveram grande procura, assim como mudas de frutíferas, levadas pela Frutiplan, e de flores e folhagens ornamentais, da estufa de Fabiane Holz.

Flores e panificação, bem como outros artesanatos coloniais, fizeram a diferença – Fotos: Igor Sobral

Atrações garantiram alegria

As atrações artísticas promoveram interação do público, com destaque para os ritmos populares do projeto Vida Ativa, da Smed. As mascotes Gotão (Sanep), Zooandinho e Fiscalito (Vigilâncias da SMS) dançaram com os grupos, atraindo a participação de quem assistia às apresentações.

Vida Ativa promoveu integração por meio de coreografia e música tradicionalista – Fotos: Igor Sobral

O núcleo do Vida Ativa no Cerrito Alegre, sob orientação da professora Cristina (Kika), apresentou coreografia da música tradicionalista “Vou Pra Santa Catarina”. O projeto Zooando na Escola levou ao palco o seu teatro de fantoches, sobre adoção e posse responsável de animais de estimação. Foi um recado e tanto à meninada que assistiu atenta à apresentação dos bonecos com a participação das mascotes.

Projeto Zooando na Escola: teatrinho alerta para a posse responsável de animais – Foto: Igor Sobral

A Banda do 4º BPM executou clássicos e canções populares, e a Banda Típica Metais & Cia levou pares à pista de dança. O Bairro da Gente também contou com a apresentação do cantor Espacelino Moura – Mourão, como é conhecido artisticamente. Ele é compositor e cantor tradicionalista e morador no Cerrito Alegre. O Coral da Comunidade Esperança e o Grupo de Canto da Comunidade São Pedro entoaram canções e receberam aplausos do público.

Bandas e coral encantaram público com apresentações artísticas – Fotos: Igor Sobral

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

o bairro da gente, cerrito alegre, atrações, parceiros, serviços públicos, espaços, agroindústrias

Carregando 0%
Carregando 0%