Segunda edição do evento integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, da UCPel, no dia 31 de maio

Sociedade poderá conhecer projetos e resultados do Pacto pela Paz em fórum de segurança

Segunda edição do evento integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, da UCPel, no dia 31 de maio
Por Autor desconhecido 23-05-2019 | 16:17:34
Tags: fórum de segurança pública , pacto pelotas pela paz , prevenção à violência , seminário regional de segurança integrada

Um dos pilares que sustenta o Pacto Pelotas pela Paz é o envolvimento de toda a sociedade em busca de uma cidade mais segura e pacífica para todos. Pensando em viabilizar um canal de comunicação com os pelotenses, onde seja possível conhecer os resultados do plano municipal de segurança e debater sobre o tema, a Prefeitura promove o 2º Fórum de Segurança Pública, dia 31 de maio, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).  

“Será uma prestação de contas à comunidade a respeito das estratégias desenvolvidas pelo Pacto e, ainda, um momento de diálogo para apresentarmos os reflexos do projeto e ouvirmos sugestões”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.  

Ela lembrou a importância da sociedade apropriar-se destas informações, a fim de transcender os objetivos do Pacto para o futuro de Pelotas, reforçando que o plano não é desta gestão ou da Prefeitura, mas sim, da cidade como um todo, em busca da cultura da paz. “A ideia é que ele se transforme em uma política de Estado e mantenha-se a longo prazo, sendo reavaliado com o passar do tempo e trazendo transformações positivas”, acrescentou Paula.  

Como participar?

As inscrições não têm custo e podem ser realizadas no site.

Momento de debater a segurança

O Fórum integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, organizado pela UCPel, e representa uma oportunidade para a população conhecer a repercussão do Pacto neste 1 ano e 9 meses de trabalho; entre eles, a redução da criminalidade da cidade: comparando-se os primeiros quadrimestres de 2018 e 2019, 50% dos crimes violentos letais intencionais diminuíram.

Gratuito e aberto à comunidade, a atividade será liderada pela prefeita Paula Mascarenhas, que dá início ao Fórum, às 9h, com uma explanação geral sobre o projeto de segurança. À tarde, a comunidade é convidada para inteirar-se sobre as iniciativas que atuam na prevenção e repressão do crime em Pelotas, a fim de interromper o aumento progressivo da violência, o qual vinha sendo identificado nos últimos anos.

População poderá conhecer o Pacto

Quando o Pacto foi lançado em agosto de 2017, o município registrava 64 homicídios entre janeiro e julho – duas mortes a menos do constatado em todo o ano de 2016. A queda de todos os indicadores criminais no primeiro ano do projeto vem acompanhada por estratégias que abarcam o cuidado com a primeira infância, a prevenção da gravidez precoce, metodologias que fortalecem os vínculos familiares, capacitações para jovens entrarem no mercado de trabalho, ações que reduzem a evasão escolar, entre outros.

Todo este engajamento estará à disposição do público em cinco salas temáticas, que apresentarão: 1) propostas no âmbito do policiamento, tecnologia e informação; 2) ações que priorizam o cuidado com a infância; 3) atividades preventivas nas escolas; 4) iniciativas para a ressocialização de egressos do sistema prisional e pessoas em cumprimento de pena; e 5) projetos voltados à criação de oportunidades para jovens e cuidado em rede para atendê-los.

Seminário Regional

De 29 a 31 de maio, a UCPel sedia o Seminário que busca debater a segurança integrada a partir de três aspectos: comunidade, visões institucionais e prevenção. A atividade é promovida por meio do Escritório de Desenvolvimento Regional, do Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários e do curso de Tecnologia em Segurança Pública, e tem parceria do Exército Brasileiro, Associação Comercial de Pelotas, Aliança Pelotas e da Associação dos Municípios da Zona Sul.  

Cerca de 20 especialistas vão discutir o tema, entre eles, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, que falará sobre a atuação da pasta e a articulação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)e do Comitê Integrado de Prevenção para impactar na redução da violência. Também participam o assessor especial do Pacto, Samuel Ongaratto, para abordar a gestão do projeto; e a coordenadora do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, Cíntia Aires, que vai apresentar os indicadores criminais da cidade.

Notícias Relacionadas

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Trânsito na Gonçalves e Dom Pedro II recebe fiscalização

Trânsito na Gonçalves e Dom Pedro II recebe fiscalização