ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Sociedade poderá conhecer projetos e resultados do Pacto pela Paz em fórum de segurança

Segunda edição do evento integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, da UCPel, no dia 31 de maio

23-05-2019 | 16:17:34

Um dos pilares que sustenta o Pacto Pelotas pela Paz é o envolvimento de toda a sociedade em busca de uma cidade mais segura e pacífica para todos. Pensando em viabilizar um canal de comunicação com os pelotenses, onde seja possível conhecer os resultados do plano municipal de segurança e debater sobre o tema, a Prefeitura promove o 2º Fórum de Segurança Pública, dia 31 de maio, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).  

“Será uma prestação de contas à comunidade a respeito das estratégias desenvolvidas pelo Pacto e, ainda, um momento de diálogo para apresentarmos os reflexos do projeto e ouvirmos sugestões”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.  

Ela lembrou a importância da sociedade apropriar-se destas informações, a fim de transcender os objetivos do Pacto para o futuro de Pelotas, reforçando que o plano não é desta gestão ou da Prefeitura, mas sim, da cidade como um todo, em busca da cultura da paz. “A ideia é que ele se transforme em uma política de Estado e mantenha-se a longo prazo, sendo reavaliado com o passar do tempo e trazendo transformações positivas”, acrescentou Paula.  

Como participar?

As inscrições não têm custo e podem ser realizadas no site.

Momento de debater a segurança

O Fórum integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, organizado pela UCPel, e representa uma oportunidade para a população conhecer a repercussão do Pacto neste 1 ano e 9 meses de trabalho; entre eles, a redução da criminalidade da cidade: comparando-se os primeiros quadrimestres de 2018 e 2019, 50% dos crimes violentos letais intencionais diminuíram.

Gratuito e aberto à comunidade, a atividade será liderada pela prefeita Paula Mascarenhas, que dá início ao Fórum, às 9h, com uma explanação geral sobre o projeto de segurança. À tarde, a comunidade é convidada para inteirar-se sobre as iniciativas que atuam na prevenção e repressão do crime em Pelotas, a fim de interromper o aumento progressivo da violência, o qual vinha sendo identificado nos últimos anos.

População poderá conhecer o Pacto

Quando o Pacto foi lançado em agosto de 2017, o município registrava 64 homicídios entre janeiro e julho – duas mortes a menos do constatado em todo o ano de 2016. A queda de todos os indicadores criminais no primeiro ano do projeto vem acompanhada por estratégias que abarcam o cuidado com a primeira infância, a prevenção da gravidez precoce, metodologias que fortalecem os vínculos familiares, capacitações para jovens entrarem no mercado de trabalho, ações que reduzem a evasão escolar, entre outros.

Todo este engajamento estará à disposição do público em cinco salas temáticas, que apresentarão: 1) propostas no âmbito do policiamento, tecnologia e informação; 2) ações que priorizam o cuidado com a infância; 3) atividades preventivas nas escolas; 4) iniciativas para a ressocialização de egressos do sistema prisional e pessoas em cumprimento de pena; e 5) projetos voltados à criação de oportunidades para jovens e cuidado em rede para atendê-los.

Seminário Regional

De 29 a 31 de maio, a UCPel sedia o Seminário que busca debater a segurança integrada a partir de três aspectos: comunidade, visões institucionais e prevenção. A atividade é promovida por meio do Escritório de Desenvolvimento Regional, do Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários e do curso de Tecnologia em Segurança Pública, e tem parceria do Exército Brasileiro, Associação Comercial de Pelotas, Aliança Pelotas e da Associação dos Municípios da Zona Sul.  

Cerca de 20 especialistas vão discutir o tema, entre eles, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, que falará sobre a atuação da pasta e a articulação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)e do Comitê Integrado de Prevenção para impactar na redução da violência. Também participam o assessor especial do Pacto, Samuel Ongaratto, para abordar a gestão do projeto; e a coordenadora do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, Cíntia Aires, que vai apresentar os indicadores criminais da cidade.

Tags

fórum de segurança pública, pacto pelotas pela paz, prevenção à violência, seminário regional de segurança integrada

Carregando 0%
Carregando 0%