ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Serviços Urbanos promove confraternização a trabalhadores do Mão de Obra Prisional

Almoço alusivo ao Dia das Mães, e com foco na ressocialização, reuniu familiares dos apenados e servidores municipais

17-05-2019 | 16:25:15

Esta sexta-feira (17) foi de confraternização para os trabalhadores do Mão de Obra Prisional (MOP) da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). Os servidores da pasta, envolvidos com o projeto do Pacto Pelotas pela Paz, organizaram um almoço alusivo ao Dia das Mães, com a presença dos familiares dos apenados.

O evento, realizado no Jockey Club, contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas. Ela destacou que a iniciativa cresce na Prefeitura e também no Rio Grande do Sul, em um projeto que se iniciou pequeno e vem sendo ampliado. 

“Começou na Saúde, já está nos Serviços Urbanos e na Assistência Social, e em cada secretaria ele adquire um perfil. Mas, o mais importante, é que as pessoas se integram à equipe, trabalhando e mudando a vida da comunidade”, disse a prefeita.

Ao todo, 22 trabalhadores do regime semiaberto integram a equipe do MOP Ssui, que atua em reformas na Hospedaria de Grandes Animais, na construção de Ecopontos, manutenção de praças, drenagem de vias e serviços gerais da Secretaria. Cerca de 40 apenados passaram pelo projeto só em 2019, conta a diretora operacional da Secretaria, Lúcia Silveira Amaro.

Na drenagem urbana, por exemplo, até 150 metros são limpos diariamente dentro da frente de atuação que existe desde 2017. A manutenção da cidade, lembrou a prefeita Paula, é importante para os bairros, e como isso “eles são reconhecidos pelas comunidades por causa do trabalho bem-feito e muito sério”, afirmou. 

Servidores municipais, trabalhadores do MOP e seus familiares participaram do almoço - Fotos: Gustavo Vara

Dentro do objetivo de reintegração e socialização, os apenados que integram o MOP receberam camisetas do projeto. O novo “uniforme”, defende o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Antônio Ozório, é para que se sintam parte da equipe da Prefeitura, como qualquer trabalhador.

Entre os 'Guris do Pacto', como se autodenominam, o sentimento geral é de gratidão pelo voto de confiança. Um deles, que atua no Departamento de Veículos e Oficina pelo seu conhecimento em mecânica, chegou a recusar propostas de trabalho em outros locais, devido ao vínculo criado com os servidores da Ssui e o papel do MOP no seu dia a dia.

“É muito boa a oportunidade de reintegrar, de voltar pra sociedade. Agradecemos à Secretaria e à prefeita por acreditarem em nós, quando pouca gente acredita. Ver essa integração, reunidos com as famílias é importante”, compartilhou um dos apenados, que atua como soldador junto à Ssui.

O ex-secretário da Ssui, Jeferson Dutra, que deu início ao projeto na pasta, também participou do almoço, assim como os servidores municipais envolvidos na iniciativa. O MOP faz parte da estratégia Segunda Chance do Pacto Pelotas pela Paz, de prevenção à violência e que busca um novo futuro para os egressos do sistema prisional.

“A confraternização mostra que a gente pode melhorar, que todos podem se transformar. Errar todo mundo erra, mas precisamos de uma segunda chance, e o que temos feito é abrir portas, dar novas oportunidades de futuro”, resumiu a chefe do Executivo ao se dirigir as famílias. 

Tags

pacto pelotas pela paz, mão de obra prisional, mop, ssui, semiaberto

Carregando 0%
Carregando 0%