ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Sala do Empreendedor de Pelotas recebe selo Ouro do Sebrae RS

Estrutura do município foi uma das sete do Estado a receber o reconhecimento

11-12-2019 | 14:17:48

A Sala do Empreendedor Darci Ferreira, de Pelotas, recebeu o selo Ouro da certificação promovido pelo Sebrae/RS, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A estrutura pelotense foi um dos sete espaços gaúchos reconhecidos por prestar serviços de qualidade aos empreendedores e cidadãos, ajudando na simplificação dos processos de abertura de empresas.  

Espaço, que foi nomeado em homenagem a Darci Ferreira, foi reconhecido pelo Sebrae - Foto: Gustavo Mansur/Arquivo Ascom

Para receber o selo, a Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti); de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCM); e da Fazenda (SMF), teve de passar por etapas de avaliação que incluíram questionários, envio de materiais e entrevistas. “O selo mostra que estamos no caminho certo, cumprindo a missão da Secretaria, que é a de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento”, diz o secretário da Sdeti, Gilmar Bazanella.

Segundo ele, o apoio do Sebrae e do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Cidade de Pelotas e Região (Sincotecpel) foi fundamental para qualificar a Sala do Empreendedor na cidade, contribuindo para a melhoria do serviço e atendimento à população. “Ganha a cidade, que arrecada mais e melhor, e o cidadão, com a criação novos postos de trabalho.” A fala de Bazanella é reforçada pelo secretário da SGCMU, Jacques Reydams.

Conforme o gestor, a conquista da certificação Ouro é um reflexo da dedicação das equipes das secretarias, que buscam melhorar e facilitar a atividade empresarial. “Desde 2017, viemos estudando formas de quebrar os paradigmas e as dificuldades dos empresários interessados em produzir. Esta premiação é a prova de que quem tem objetivos e metas claras, sempre alcança o que quer. O mérito é de todos.”

Já o secretário da Fazenda, Jairo Dutra, agradece a confiança da prefeita Paula Mascarenhas, que sempre pediu agilidade na abertura de empresas e no auxílio aos empreendedores. “Como são as micro e pequenas empresas que geram o maior número de empregos na cidade, é nesse segmento que a gestão pública tem que focar.” Ele também agradece a parceria com o Sebrae, desejando que esta torne-se longeva e continue contribuindo para o desenvolvimento do município.

Leia mais

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada

O prêmio

Das 88 Salas do Empreendedor gaúchas que se inscreveram para receber a certificação do Sebrae RS, sete conquistaram o selo Ouro, oito o Prata e 28 o Bronze. “Foi um trabalho que exigiu dedicação e disposição de toda a equipe envolvida com a Sala do Empreendedor, mas que vem sendo reconhecido como referência por vários municípios gaúchos”, afirma o diretor de Desenvolvimento da Sdeti, Diego Knorr.  

Para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, foi exigido o oferecimento de, pelo menos, mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções: coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online, quase todos atendidos a pleno pela Prefeitura, que está ajustando o serviço de coworking.

Facilidade

As Salas do Empreendedor são locais mantidos pelo poder público municipal para atender os empreendedores de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e SGCMU, por exemplo.

A de Pelotas presta homenagem a Darci de Ávila Ferreira, servido do município que foi um grande incentivador do atendimento aos pequenos empreendedores, falecido no início de 2018.

Tags

desenvolvimento, empreender, sala do empreendedor, empreendedorismo, sdeti, gcmu, fazenda

Carregando 0%
Carregando 0%