Centro Covid, UBSs e UPA Areal são referências para pacientes suspeitos de terem se contaminado
20-05-2020 | 09:55:56
Próximo de completar dois meses do primeiro caso confirmado, Pelotas – que hoje tem 50 confirmações contabilizadas e nenhuma morte pelo novo coronavírus – vem desde janeiro organizando a rede de atendimento à Covid-19 para receber pacientes adultos e pediátricos. Atualmente, o Centro Covid, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a UPA Areal são locais de referência para orientar e encaminhar casos suspeitos de contaminação.
Para crianças, menores de 12 anos, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, o Centro Covid, localizado na Avenida Bento Gonçalves, 4590, é o local adequado para receber os pequenos pacientes. Com dez leitos normais e cinco Unidades de Terapia Intesiva (UTIs) pediátricas, em menos de um mês, o Centro foi procurado por famílias que somaram, aproximadamente, 200 crianças.
Além de leitos e UTIs pediátricas, o Centro Covid também conta com 11 leitos de enfermaria para adultos e seis UTIs adultas, entretanto, o espaço só será utilizado por pacientes adultos quando a instituição de referência para a doença, o Hospital Escola (HE) da UFPel, estiver com a capacidade máxima utilizada. Até a tarde desta terça-feira (19), o HE tinha três pessoas internadas: dois aguardando resultado e um positivo. O total de leitos para terapia intensiva é de 20.
Todo paciente encaminhado para o hospital de referência deve passar pela UPA Areal, onde os profissionais de saúde estão preparados para atender adultos com sintomas do Sars-CoV-2 e com sinais de gravidade, como falta de ar. Aquele que tiver quadro de síndrome gripal sem sinais de gravidade pode procurar a UBS do seu bairro apenas pela manhã, das 8h às 12h. A divisão em turnos tem o objetivo de evitar o contato de pessoas com e sem sintomas e, consequentemente, uma possível propagação do vírus.
Outras duas ferramentas da Prefeitura de Pelotas que possibilitam atendimento sem sair de casa é a teleconsulta e o assistente virtual “Dra. Vida”. A primeira permite que a população tenha contato com profissionais da saúde, por telefone, para orientação sobre quando procurar a UPA e como realizar o isolamento. Em atividade há pouco mais de um mês, a Central de Teleconsulta já atendeu cerca de 900 pessoas pelo número 0800 6485 319. O atendimento é de segunda a segunda-feira, das 8h às 18h.
O robô virtual, nomeado de “Dra. Vida”, operando há 50 dias, já atendeu 732 pessoas, que responderam ao questionário virtual. O chatbot pode ser acessado pela aba “Atendimento Online” no site.
Não caia em fake news.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.