ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Quase 19 mil idosos estão vacinados contra a gripe em Pelotas

Doses recebidas até agora foram destinadas a pessoas com mais de 60 anos e a profissionais da Saúde. Não há data certa para a chegada de nova remessa

Por Tânia Magalhães 06-04-2020 | 16:51:05

Até agora, 28.203 pessoas foram imunizadas contra a Influenza (gripe) em Pelotas, neste ano, quando antecipada a Campanha Nacional de Vacinação, como mais uma forma de auxiliar no diagnóstico do coronavírus. A Secretaria Estadual de Saúde iniciou a distribuição de 411 mil doses da vacina contra a Influenza nesta segunda-feira (6). A Prefeitura de Pelotas só irá divulgar o novo cronograma a partir do recebimento do novo lote. 

As profissionais da Vigiep destacam que a vacina da gripe é importante porque, embora não previna a Covid-19, ela evita as complicações da Influenza e fortalece o sistema imunológico do indivíduo, o que favorece sua saúde como um todo.

Foto: Rodrigo Chagas

A Secretaria de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica (Vigiep), fechou, nesta segunda-feira (6), o balanço das aplicações feitas até o momento por conta da Campanha de Vacinação. De acordo com a enfermeira Rita de Cássia Carvalho, 18.905 idosos receberam a dose de imunização contra influenza, mais 9.298 trabalhadores na área da Saúde.

Considerando o número de idosos moradores em Pelotas – cerca de 47 mil -, ainda faltam aproximadamente 28 mil a serem vacinados. Quanto aos profissionais da Saúde, em torno de 8 mil ainda não foram imunizados. Porém, segundo a enfermeira, nem todos estão atuando, embora cadastrados.

A SMS mantém as datas divulgadas pela Campanha Nacional para as próximas etapas de vacinação. Dia 16, imunização voltada a professores de escolas públicas e privadas e a profissionais de segurança e salvamento e, dia 9 de maio – Dia “D” -, início da terceira e última etapa, com aplicação das doses em crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas, mães no pós-parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam no cumprimento de medidas socioeducativas, indígenas, detentos e servidores do sistema prisional, e adultos de 55 a 59 anos de idade. A vacinação será encerrada no dia 23 de maio, de acordo com o calendário nacional.

Tags

vacina, vacinação, influenza, covid-19, coronavírus, gripe, resfriado

Carregando 0%
Carregando 0%