
Pronto Socorro recebe bombas de infusão da Lifemed
A segunda-feira (27) começou com uma boa notícia para o Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O serviço recebeu, em comodato, seis bombas de infusão fabricadas pela Lifemed. O equipamento é utilizado na administração de medicamentos aos pacientes de forma automatizada.
De acordo com o gerente administrativo e financeiro do PSP, Misael Aguiar da Cunha, foi feita a solicitação à Lifemed, que cedeu as seis bombas de infusão, a partir de proposta de locação, mediante aquisição dos insumos para o funcionamento dos aparelhos. A iniciativa da empresa auxilia no custo e na administração segura dos medicamentos, que antes eram aplicados de forma manual, como por meio de injeções.
"Neste momento que temos escassez de medicamentos devido à grande demanda gerada pela pandemia - o que causa dificuldade para a compra -, a possibilidade de controlar os volumes e o tempo de administração possibilita maior segurança e favorece o manejo dos estoques", explica Misael.
Além da cedência, em comodato, das seis bombas, a Lifemed também realizará a instalação, manutenção e assistência técnica para os equipamentos. A empresa ainda se propõe a treinar os funcionários que irão operar as bombas. Em retribuição à locação, o Pronto Socorro irá adquirir os insumos necessários para o funcionamento das máquinas.

Seis bombas foram emprestadas ao PSP - Foto: cedida/Lifemed
Segundo o diretor operacional da Lifemed, Eloi Tramontin, não é a primeira vez que a empresa é parceira do Município no enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. "Já realizamos ação semelhante, cedendo 20 bombas de infusão para o Centro Covid quando foi montado. Agora, recebemos essa solicitação do Pronto Socorro. É nossa responsabilidade social com a cidade", destaca.
Os equipamentos serão mantidos na unidade de atendimento a emergências pelo tempo que durar a pandemia.
O que são bombas de infusão?
Uma bomba de infusão é um dispositivo médico que administra fluidos, tais como nutrientes e medicamentos, no corpo de um paciente em quantidades controladas. Os equipamentos oferecem vantagens significativas sobre a administração manual de substâncias, já que têm a capacidade de fornecer medicação em volumes muito pequenos, em taxas programadas, horários específicos, tudo de forma automatizada.
Doação

Monitores hospitalares foram disponibilizado pela empresa em maio - Foto: Divulgação
A Lifemed também doou, em maio, ainda no início do aparelhamento da rede de atendimento a casos relacionados ao contágio pelo coronavírus, dez monitores cardiovasculares e dois cardioversores. Os equipamentos foram distribuídos pela Secretaria de Saúde para o Centro Covid e Hospital-Escola UFPel.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.
Notícias Relacionadas

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras