ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projeto Start dá início à capacitação da quarta turma

Atividade do Pacto Pelotas pela Paz capacita jovens entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho

27-08-2019 | 17:31:16

Começou nesta terça-feira (27) a quarta edição do Projeto Start, do Pacto Pelotas pela Paz, que prepara jovens para o primeiro emprego. São 120 alunos matriculados em três turmas: no Colégio Municipal Pelotense, no Espaço de Referência para a Juventude e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ronna.

Pacto Pelotas pela Paz abre portas no mercado de trabalho

Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes

Pacto pela Paz cria oportunidades para imigrantes em Pelotas

A organização do Start se mantém a mesma, com um núcleo no Centro – que atende jovens de diferentes cantos da cidade –, e dois núcleos em bairros, desta vez no Navegantes e na Vila Princesa. O primeiro encontro foi no Pelotense, onde 40 alunos participaram da atividade “quebra gelo”, na qual tiveram que se apresentar para os demais e contar uma qualidade e um defeito.

Lidiane foi uma das primeiras a se apresentar, apesar da timidez - Fotos: Igor Sobral

Apesar da timidez, Lidiane Porto foi uma das corajosas a se voluntariar logo no início. Moradora da Cohab Lindóia, a jovem de 14 anos disse que ingressou no projeto para ajudar a família e se tornar mais independente. “Estou confiante que o Start vai mudar a minha vida”, afirmou ela.

Na quarta edição algumas novidades foram incorporadas. Todos os participantes receberam um Termo de Responsabilidade, que deve ser assinado por algum familiar, além de um Contrato de Responsabilidade Pessoal. Este último, explica o idealizador do Start, Pablo Salomão, representa um compromisso que cada aluno firma consigo mesmo, definindo metas dentro do projeto e tomando ciência das regras de conduta.

Ao longo dos dois meses de aulas a frequência deve estar em 100%, com apenas uma falta sendo admitida, a fim de garantir o maior aproveitamento. Já na primeira aula, um desafio foi lançado: até o final do curso, cada jovem deve ter entregado ao menos três currículos em empresas de Pelotas e conversado com os gerentes. A ideia é que, aos poucos, eles ampliem sua rede de contatos e tenham acesso a mais informações sobre o mercado de trabalho.

Start

Pelos próximos dois meses os alunos passam pela capacitação - Fotos: Igor Sobral

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que promove oficinas de esporte, artes e profissionalização, além de captar vagas de trabalho. Até agora, mais de 1.100 oportunidades foram captadas dentro da iniciativa. 

O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens, entre 14 e 24 anos, para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididos em seis módulos, os encontros abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas. 

As aulas contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. O projeto já formou 230 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano e Centro, em três turmas.

Tags

pacto pelotas pela paz, banco de oportunidades, projeto start, mercado de trabalho, primeiro emprego, curso, colégio pelotense, emef antônio ronna

Carregando 0%
Carregando 0%