ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Programa aposta nos livros para fortalecer vínculos familiares

‘Conte Comigo’ trabalha emoções de crianças e cuidadores, auxiliando a comunicação e o desenvolvimento do raciocínio

17-05-2019 | 12:43:00

Em 2018, o Pacto Pelotas pela Paz trouxe ao município duas metodologias socioemocionais que investem no fortalecimento de vínculos e no diálogo para prevenir situações de risco às crianças e, consequentemente, reduzir os índices de violência na cidade. Recomendados pela Organização Mundial de Saúde e já aplicados em países da Europa e da África, o ‘Conte Comigo’ e o ‘ACT’ trabalham técnicas com os cuidadores para construir ambientes pacíficos, com vistas a uma primeira infância mais segura.

Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação

Pacto pela Paz: famílias aprendem a lidar com situações de raiva

Metodologia trabalha emoções de pais e filhos

Os métodos, implantados através do Estudo Piá – um convênio entre a Prefeitura e a UFPel, deram certo: cerca de 250 famílias foram beneficiadas e relataram a boa repercussão que as iniciativas tiveram em suas realidades. A partir disso, a prefeita Paula Mascarenhas decidiu ampliar os projetos em 2019, a fim de atingir um maior número de lares pelotenses. Nesta sexta-feira (17), a primeira metodologia teve início, na Rodoviária de Pelotas.

Método ensina o compartilhamento de livros e visa o fortalecimento dos vínculos familiares – Fotos: Igor Sobral

Criança como protagonista  

Apostando no compartilhamento de livros como ferramenta para qualificar relações afetivas, o ‘Conte Comigo’ foi apresentado a Natália e Ana, mãe e avó de Júnior e Alicia, 3 anos, respectivamente. Marcos Roberto Souza, o facilitador da turma, expôs a proposta durante uma conversa informal, buscando conhecer as famílias e descobrir suas expectativas em relação aos pequenos.

“Esse método valoriza o protagonismo da criança; a ideia é que ela seja vista como um ser significante”, explicou Souza, destacando alguns dos benefícios gerados pelo programa: melhoria da comunicação e concentração, desenvolvimento de habilidades de raciocínio, qualificação do vínculo afetivo e preparo para a vida escolar.

Compartilhar para aproximar

Diferente da contação de histórias, a proposta do ‘Conte Comigo’ é construir, junto com a criança, uma narrativa de acordo com seu nível de conhecimento e interesse. Com oito sessões previstas, a cada semana uma nova publicação é apresentada, juntamente, com técnicas para se trabalhar abordagens diferentes – como sentimentos, conexões e perspectivas. Nesta sexta, o primeiro livro foi mostrado à dupla: ‘A Surpresa de Handa'.

Programa utiliza livros para despertar a curiosidade das crianças e desenvolver suas habilidades cognitivas – Foto: Igor Sobral

O facilitador esclareceu que a obra é uma boa oportunidade para trabalhar nomes de cores, animais, frutas e objetos, além de instigar a imaginação. A partir da técnica simples de apontar e nomear os elementos, fazer perguntas relacionando as histórias com seus cotidianos, é possível garantir o interesse dos pequenos.

“Deixem a curiosidade deles guiarem a atividade e exercitem a positividade, sem reprimir os erros ou pressionar por respostas. Evitem dizer ‘não’ durante a prática; isso vai encorajá-los a expressarem-se mais”, orientou.

Oportunidade à literatura  

A mãe do Júnior, Natália, contou que os livros ainda não fazem parte da sua rotina em casa, mas que o encontro com o projeto a motivou a mudar esta realidade. “Achei bastante interessante, ele se interessou pelos livros e já é bastante comunicativo. Acredito que vai ajudar ainda mais a nossa relação e o desenvolvimento dele”, apontou.

Mãe de Júnior ficou motivada pela proposta e vai aplicar a metodologia em casa – Foto: Igor Sobral

ACT – Criando Crianças Seguras

O outro método implantado pelo Pacto já está em andamento em 12 escolas de educação infantil e duas unidades de assistência social do Município, atingindo 95 famílias pelotenses. O programa explica a importância da disciplina positiva e dos bons exemplos, e preparam pais e mães para se relacionarem de forma mais saudável com seus filhos, a fim de criar ambientes mais seguros e livres da violência.

Confira estas e outras fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

conte comigo, pacto pelotas pela paz, fortalecimento de vínculos, segurança, prevenção

Carregando 0%
Carregando 0%