ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação

Em oito sessões, a metodologia apresentou novas formas de compartilhar livros

20-08-2018 | 18:00:32

      Relatos positivos de experiências de aproximação e fortalecimento de vínculos marcaram a conclusão de um dos grupos do Conte Comigo, na tarde desta segunda-feira (20), no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep). A metodologia, aplicada com seis famílias durante oito semanas, buscou transformar a forma como pais e filhos se relacionam com os livros, já que a técnica não estimula a leitura, mas sim, o compartilhamento das publicações – instigando a imaginação, criatividade e comunicação e, principalmente, o vínculo afetivo.  

Fotos: Luiza Meirelles
“Vejo ela se entregar às histórias, se interessando cada vez mais. Se comunica e se expressa muito melhor e isso é graças ao novo mundo que foi apresentado a ela através dos livros”, disse Rosa dos Santos, mãe de Milena.

      A relação com a pequena, de 2 anos e 10 meses, também mudou. As técnicas aprendidas no Conte Comigo foram fundamentais para que o momento com a filha fosse mais prazeroso, divertido e feliz, contou Rosa. As boas experiências foram narradas pelas outras cinco mães, que destacaram a atenção das crianças, o diálogo e o comportamento como pontos positivos.  

“Eu volto a ser criança com ele”. A afirmação de Tauana Ortiz, mãe do Victor, de 2 anos e 11 meses, reflete a forma como a metodologia vem transformando a rotina das famílias. As brincadeiras que antes eram só dele, agora são sempre compartilhadas com a mãe, que é lembrada todos os dias da hora da leitura, com direito, até mesmo, a encenações.

      O facilitador Eduardo Soares, que acompanhou o grupo nestes dois meses, deu dicas de como manter a rotina em casa, entre elas, frequentar bibliotecas para acessar novas obras e manter contato com o grupo de mães para troca de experiências. Soares notou mudanças significativas em todas as histórias que conheceu desde julho.

“Todas foram muito interessadas e empenhadas. Ver como as crianças estão se relacionando melhor com as publicações e as mães colocando em prática o que ouvem aqui me deixa muito feliz”, analisou.  

O método

      De forma descontraída e dinâmica, a cada semana um novo livro foi apresentado às mães, juntamente, com técnicas para se trabalhar abordagens diferentes – conexões, comparações e sentimentos, por exemplo. No primeiro momento, o facilitador repassava os métodos e, logo após, elas experimentavam com os pequenos os novos ensinamentos. A orientação é repetir a prática de compartilhamento de livros todos os dias, no mínimo, por dez minutos.

Conte Comigo

      Em ação inédita no Brasil, o método deve atingir 220 crianças de Pelotas – acompanhadas pela Coorte de 2015 – e será desempenhada por 20 facilitadores até o final de novembro. Somando-se ao ACT – Criando Crianças Seguras, ambas metodologias embasam o Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida (um convênio entre Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas) e integram as atividades do Pacto Pelotas pela Paz. A expectativa é de que a pesquisa fundamente novas políticas públicas do município.

Conheça as sete publicações e os temas utilizados em cada semana

1. A Surpresa de Handa (construindo e enriquecendo)

2. Pequenos Ajudantes (conexões)

3. A galinha de Handa (números e comparações)

4. Abraço (sentimentos)

5. Harry, o cachorro sujinho (intenções)

6. Harry vai à praia (perspectivas)

7. Tudo está bem quando termina bem (relações)

Tags

conte comigo, pacto pelotas pela paz, fortalecimento de vínculos

Carregando 0%
Carregando 0%