ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura decreta o fechamento do comércio a partir deste sábado devido à pandemia

Medida não inclui farmácias, mercados, restaurantes, postos de combustíveis, bancos e supermercados

20-03-2020 | 18:21:50

A prefeita Paula Mascarenhas decretou, nesta sexta-feira (20), situação de emergência em Pelotas devido à pandemia de coronavírus. A principal medida corresponde à proibição do funcionamento do comércio no município, a partir deste sábado (21). A determinação não inclui farmácias, mercados, restaurantes, bancos, postos de combustíveis e supermercados. A partir de segunda-feira (23), apenas os serviços públicos essenciais, de saúde, assistência social e segurança, serão mantidos na cidade. A coleta de lixo e o abastecimento de água também serão executados pelo Sanep. Os demais serviços foram reorganizados de forma a atender à população via internet e telefônica. 

Prefeitura anuncia novas medidas de enfrentamento do coronavírus

Prefeita reúne forças de segurança para alinhar ações durante a pandemia

Prefeita decreta situação de emergência em Pelotas 

“Este momento não é de pânico, mas sim, de conscientização”, afirma a prefeita, justificando que o adiantamento de medidas mais severas, como essa, apesar de não existirem ainda casos confirmados em Pelotas, busca enfrentar a doença da forma mais rápida e com os menores impactos possíveis à comunidade. Nesta sexta (20), Pelotas registrou oito casos descartados da Covid-19 e 44 que aguardam análise do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) – o único do Rio Grande do Sul credenciado e certificado para realização do exame de contraprova.

“Isso não significa que o vírus não esteja aqui, já que a velocidade da contaminação é muito maior do que a confirmação do laboratório, que precisa atender toda a demanda do estado”, argumenta. 

Paula também acredita que a colaboração das pessoas é essencial para o enfrentamento da crise, por isso, pede para que não haja circulação sem necessidade pelas ruas. 

Ela lembra que, desde fevereiro, a Secretaria de Saúde trabalha incansavelmente para planejar o sistema de saúde em Pelotas visando à contenção do avanço do coronavírus. Desde o início da semana, diversas providências já foram tomadas pela Prefeitura, como a suspensão das aulas, a criação de um comitê de crise, a nomeação de novos servidores de saúde e a proibição do funcionamento de casas noturnas, salões de eventos, cinemas, clubes, entre outros.

“O isolamento social é o melhor remédio para evitar o contágio. Precisamos, antes de tudo, ser solidários neste momento. Se cada um fizer a sua parte, vamos derrotar esta doença e superar esta crise. Podem ter certeza que a Prefeitura está trabalhando sem descanso para proteger os pelotenses”, reforça a prefeita.

Veja o decreto: 

Carregando 0%
Carregando 0%