Medida não inclui farmácias, mercados, restaurantes, postos de combustíveis, bancos e supermercados

Prefeitura decreta o fechamento do comércio a partir deste sábado devido à pandemia

Medida não inclui farmácias, mercados, restaurantes, postos de combustíveis, bancos e supermercados
Por Autor desconhecido 20-03-2020 | 18:21:50
Tags:

A prefeita Paula Mascarenhas decretou, nesta sexta-feira (20), situação de emergência em Pelotas devido à pandemia de coronavírus. A principal medida corresponde à proibição do funcionamento do comércio no município, a partir deste sábado (21). A determinação não inclui farmácias, mercados, restaurantes, bancos, postos de combustíveis e supermercados. A partir de segunda-feira (23), apenas os serviços públicos essenciais, de saúde, assistência social e segurança, serão mantidos na cidade. A coleta de lixo e o abastecimento de água também serão executados pelo Sanep. Os demais serviços foram reorganizados de forma a atender à população via internet e telefônica. 

Prefeitura anuncia novas medidas de enfrentamento do coronavírus

Prefeita reúne forças de segurança para alinhar ações durante a pandemia

Prefeita decreta situação de emergência em Pelotas 

“Este momento não é de pânico, mas sim, de conscientização”, afirma a prefeita, justificando que o adiantamento de medidas mais severas, como essa, apesar de não existirem ainda casos confirmados em Pelotas, busca enfrentar a doença da forma mais rápida e com os menores impactos possíveis à comunidade. Nesta sexta (20), Pelotas registrou oito casos descartados da Covid-19 e 44 que aguardam análise do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) – o único do Rio Grande do Sul credenciado e certificado para realização do exame de contraprova.

“Isso não significa que o vírus não esteja aqui, já que a velocidade da contaminação é muito maior do que a confirmação do laboratório, que precisa atender toda a demanda do estado”, argumenta. 

Paula também acredita que a colaboração das pessoas é essencial para o enfrentamento da crise, por isso, pede para que não haja circulação sem necessidade pelas ruas. 

Ela lembra que, desde fevereiro, a Secretaria de Saúde trabalha incansavelmente para planejar o sistema de saúde em Pelotas visando à contenção do avanço do coronavírus. Desde o início da semana, diversas providências já foram tomadas pela Prefeitura, como a suspensão das aulas, a criação de um comitê de crise, a nomeação de novos servidores de saúde e a proibição do funcionamento de casas noturnas, salões de eventos, cinemas, clubes, entre outros.

“O isolamento social é o melhor remédio para evitar o contágio. Precisamos, antes de tudo, ser solidários neste momento. Se cada um fizer a sua parte, vamos derrotar esta doença e superar esta crise. Podem ter certeza que a Prefeitura está trabalhando sem descanso para proteger os pelotenses”, reforça a prefeita.

Veja o decreto: 

Notícias Relacionadas

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres

Prefeitura no Bairro começa pelo Balneário dos Prazeres

Prefeitura no Bairro começa pelo Balneário dos Prazeres

Prefeito recebe convites para eventos da safra do pêssego

Prefeito recebe convites para eventos da safra do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego