Videoconferência permitiu audiência de trabalho. Ainda não há previsão de data para o retorno das aulas presenciais no Município

Prefeita e Smed avaliam rumos da rede de ensino

Videoconferência permitiu audiência de trabalho. Ainda não há previsão de data para o retorno das aulas presenciais no Município
Por Autor desconhecido 07-05-2020 | 06:25:24
Tags: secretaria de educação e desporto , ano letivo 2020 , pandemia , prefeita paula mascarenhas , perspectivas , possibilidades , retorno ou não das aulas , atividades presenciais , cuidados , uso de EPIs

 Na tarde desta quarta-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas conversou, via videoconferência, com gestores da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), sobre as perspectivas para o ano letivo da rede municipal de ensino de Pelotas. Com as medidas de isolamento social determinadas, a fim de conter o avanço do novo coronavírus, as atividades escolares presenciais continuam suspensas desde março.

Mesmo sem previsão de data para o retorno das aulas, a equipe da Smed já começa a pensar nas providências que precisarão ser tomadas, como a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinadas a alunos, professores e funcionários das escolas.

Para a prefeita, período é de incertezas, mas não impede organização e preparo com protocolos – Fotos: Rodrigo Chagas.
“O momento é de incertezas quanto a uma data para o retorno das aulas, mas precisamos estar preparados. Os protocolos de higienização nas escolas deverão ser seguidos à risca, e vamos precisar de EPIs para todos os estudantes, professores e funcionários”, observou a prefeita.

Retomada do ano letivo

O secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa, e a diretora de ensino, Loreni Peverada, que participaram da reunião virtual, expuseram algumas das rotinas desenvolvidas pela secretaria, bem como as questões que devem ser acertadas à retomada do ano letivo. “Estamos pesquisando valores mais em conta para aquisição de máscaras e termômetros digitais, que deverão ser usados nas escolas e, com certeza, serão necessários”, disse o secretário.   

Em uma estimativa da Smed, caso o calendário volte efetivamente no dia 1º de junho, o período escolar se encerrará em 3 de janeiro de 2021, com 186 dias de estudos. Se o retorno for no final de junho, as aulas irão até o final de janeiro/início de fevereiro. Atividades realizadas em casa, ao longo do ano letivo e com orientação dos professores, seriam consideradas aulas remotas e completariam as horas necessárias à conclusão.   

Por enquanto, diretores e docentes de algumas unidades de ensino se reúnem em videoconferências, chamadas Círculos de Paz, e debatem metodologias socioemocionais de ensino. O projeto Act, do Programa Pacto Pelotas Pela Paz da Prefeitura de Pelotas, continua com algumas ações online. A partir desta semana, em algumas escolas da rede, ocorrerão atividades online não obrigatórias com os estudantes interessados e que possuam acesso à internet.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel. 

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana