Associação irá reencaminhar solicitações de prefeituras da região para ampliar rede de atendimento a possíveis pacientes de Covid-19

Prefeita avalia ações de enfrentamento à pandemia em videoconferência da Azonasul

Associação irá reencaminhar solicitações de prefeituras da região para ampliar rede de atendimento a possíveis pacientes de Covid-19
Por Autor desconhecido 18-06-2020 | 15:34:26
Tags: coronavírus , covid-19 , pandemia , azonasul , videoconferência

Uma avaliação sobre a progressão da pandemia causada pelo novo coronavírus foi o principal tema da videoconferência realizada pelos prefeitos das cidades integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na manhã desta quinta-feira (18). Durante o encontro virtual, a chefe do Executivo de Pelotas destacou as ações realizadas para manter a doença controlada, assim como o baixo número de hospitalizações registrado até o momento.

Prefeita Paula participou de encontro online com prefeitos que integram a Azonasul - Foto: Gustavo Vara

O presidente da Azonasul, prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira da Silva, destacou a posição atual no cenário gaúcho dos dois maiores municípios da região, Pelotas e Rio Grande, com relação ao controle de casos positivos e de internação hospitalar. "Precisamos destacar os bons resultados relacionados ao trabalho eficiente que os prefeitos dessas duas cidades, tão importantes na nossa região, estão fazendo e sendo exemplos para todos nós", disse o gestor.

A prefeita, Paula Mascarenhas, abriu a participação no encontro on-line, agradecendo o reconhecimento pelo bons resultados, como o baixo número de pacientes hospitalizados e a inexistência, até agora, de óbitos - com destaque nacional, por Pelotas ser o único município brasileiro com mais de 200 mil habitantes que ainda não registrou morte por Covid-19. 

"Os números nos mostram que estamos tomando as decisões corretas, entre elas o trabalho efetivo da Vigilância Epidemiológica em acompanhar os casos positivos e rastrear seus contactantes. O baixo índice de hospitalização, que permanece na média entre quatro e seis internados, nos dá uma certa segurança, mas não tranquiliza", disse Paula. A prefeita pelotense também enfatizou que hoje Pelotas tem 49, 4 infectados para 100 mil habitantes, um índice razoável se for comparado a outros municípios gaúchos, como Santa Maria com 156,7 contaminados para 100 mil moradores.

Paula destacou na reunião da Azonasul que Pelotas tem "49, 4 infectados para 100 mil habitantes, um índice razoável se for comparado a outros municípios gaúchos". - Foto: Gustavo Vara

Especialistas e população

Paula lembrou que ouvir a opinião dos epidemiologistas da UFPel, que chegaram a prever um avanço maior da doença a partir do registro do 50º caso, foi fundamental para a preparação de leitos específicos para pacientes Covid, um total de 89, em processo de ampliação. 

A gestora ainda creditou o momento de êxito vivido pelo município no enfrentamento ao vírus à adesão da população às determinações municipais. "E esse engajamento tem que continuar. O distanciamento controlado precisa ser respeitado, a permanência do uso da máscara, a adoção das regras de higienização... Não podemos relaxar, qualquer descuido pode reverter a situação em que estamos."

Veja mais:

+Paula Mascarenhas participa de reunião dos prefeitos da Azonasul

Documento

Durante a reunião, a Prefeitura de Canguçu confirmou a informação anunciada pelo governo do Estado de destinar dez leitos de UTI para o município. Por outro lado o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, não escondeu a preocupação com o número crescente de casos, assim como de hospitalizações e solicitou apoio dos demais prefeitos para ampliar o número de leitos disponíveis, que assim como Pelotas, atende pacientes de toda a região. 

A partir dessa ponderação, e também da imprevisibilidade da progressão da doença, a Azonasul irá encaminhar um documento, como já foi feito após o registro dos primeiros casos positivos na região, aos representantes políticos na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, assim como aos governos estadual e federal, para reforçar as ações de enfrentamento à pandemia na região.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Notícias Relacionadas

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada