Evento começou, oficialmente, com um concerto no Theatro Guarany na noite de segunda-feira, e a invasão dos instrumentos no município segue até dia 25

Pelotas dá início à sinfonia do Festival Internacional Sesc de Música

Evento começou, oficialmente, com um concerto no Theatro Guarany na noite de segunda-feira, e a invasão dos instrumentos no município segue até dia 25
Por Autor desconhecido 15-01-2019 | 14:20:44
Tags: festival de música , sesc , cultura

      Pelos próximos 11 dias, Pelotas é a capital nacional e, quem sabe, internacional dos sons, ritmos e melodias. A cidade sedia o Festival Sesc de Música em sua nona edição, aberta oficialmente com um concerto da Sphaera Mundi Orquestra, na noite de segunda-feira (14), com o Theatro Guarany lotado e respirando cultura. 

O grupo de cordas encantou o público com clássicos da música erudita, dando o ponta pé inicial ao Festival que envolve, aproximadamente, 400 alunos de diversos estados brasileiros e cerca de 60 professores, de 14 nacionalidades. Além da população, que compareceu em peso, autoridades ligadas a cultura no município e no Rio Grande do Sul prestigiaram à noite.

Fotos: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas destacou que o Festival Internacional Sesc de Música é o que marca o início do ano em Pelotas, um bom presságio para os próximos 365 dias de atividades. Agradeceu a parceria firmada com o Sesc, por acreditar na cidade, no público e nas instituições que ajudam a manter o evento. 

“A cultura é o que nos faz encontrar com nós mesmos, com a nossa história, com o reconhecimento de tudo aquilo que nos trouxe até aqui. A cultura nos faz perceber exatamente quem somos, do que somos feitos e capazes. Eu acredito muito em nós, em Pelotas e na sua gente. Acredito na capacidade que temos de olhar para os problemas e superá-los”, disse a prefeita.

O Festival Internacional de Música vai continuar por muitos anos, afirmou Paula, devido a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sesc para construir a cultura brasileira e reconhecido em todo o Brasil. “Juntos vamos fazer com que esse Festival permaneça aqui, cresça e se desenvolva, para continuar atraindo olhares para a nossa cidade”, destacou a chefe do Executivo.

Essa parceria entre Prefeitura e o Sistema Fecomércio foi elogiada também pela secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo, que participou do concerto de abertura. “É a esfera pública cumprindo a missão do acesso à cultura”, lembrou. A secretária ainda apontou o poder transformador do Festival, que muda a vida dos alunos ao mostrar que é possível viver de arte, além de movimentar a economia criativa e multiplicar ideias. 

Apenas em 2018, o investimento do Sesc em cultura, esporte, lazer e turismo no Rio Grande do Sul superou os R$ 90 milhões, verba destinada à formação de cidadãos. Conforme o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e vice-presidente da Fecomércio, Gilmar Bazanella, são essas as características responsáveis por consolidar as atividades desenvolvidas, como o próprio Festival: a apropriação pela comunidade, a organização sustentável e que movimenta a economia, e o papel social; a transformação cultural.

Prestigiaram a abertura do 9º Festival Internacional Sesc de Música o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares, o diretor Nacional de Cultura do Sesc, Marcos Henrique da Silva Rêgo, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, entre outras autoridades civis e militares.

Notícias Relacionadas

Caminhos da Fé ocupa duas salas de exposições da Secult

Caminhos da Fé ocupa duas salas de exposições da Secult

Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas

Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas

Primeiro final de semana de novembro será agitado no Centro Histórico

Primeiro final de semana de novembro será agitado no Centro Histórico

Exposição “Memorial das Águas” fica no Largo do Mercado até dia 20

Exposição “Memorial das Águas” fica no Largo do Mercado até dia 20