ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas alcança os 4.051 testes para detectar casos de Covid-19

Dois mil exames fazem parte da pesquisa EPICovid-19 realizada pela UFPel

28-05-2020 | 14:48:39

Dois meses depois de ter notificado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus, Pelotas registra a marca de 4.051 exames feitos em moradores do município. Desse total, 74 pessoas tiveram as análises positivas para a Covid-19, sendo que quatro são resultado da pesquisa feita pela UFPel

Segundo levantamento acumulativo da testagem semanal, feito pela Vigilância Epidemiológica, a rede de saúde, pública e privada, já testou 2.051 pessoas em Pelotas. Do total, 388 exames foram interpretados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), 510 são relativos a testes rápidos enviados pelo governo do Estado e gerenciados pelo município, e 1.153 são análises realizadas em laboratórios privados, credenciados pelo Ministério da Saúde. 

A pesquisa EPICovi-19, realizada pela Universidade Federal de Pelotas, como ferramenta encomendada pelo governo do Estado para mapear a evolução de casos da doença no Rio Grande do Sul, soma os resultados dos testes em moradores do município nos números oficiais. Com a quarta etapa do estudo concluída, o número de testes rápidos alcança o total de 2.000 moradores.

Testes rápidos são os mais aplicados em Pelotas - Foto: Divulgação/SMS

Veja mais:

+Pelotas registra cerca de 2,8 mil testes para o novo coronavírus

Testes

O acompanhamento feito pela Vigilância Epidemiológica, da progressão no número de exames aplicados, aponta os testes rápidos como boa parte das análises realizadas no município. O contingente de testes dessa modalidade, enviado pelo governo do Estado e aplicado pelos pesquisadores da UFPel, colabora para essa constatação.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde para aplicação dos exames, o teste rápido, capaz de detectar anticorpos para a doença, deve ser feito a partir do décimo dia dos sintomas. Já o PCR, teste em que é coletado material biológico do paciente, deverá ser até o 7º dia do início dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e 5 º dia.

Mulheres e jovens

Conforme o cruzamento dos dados levantados pela Epidemiologia local, realizado pelo Observatório de Segurança Pública, do total de 74 casos de Covid-19 em Pelotas, 44 são mulheres, ou seja, 68% das confirmações.

A maioria das infecções por Sars-CoV-2 ocorreu, até o momento, na faixa etária entre os 20 e os 49 anos, num total de 39 notificações, sendo que, desse número, 27 análises positivas são do sexo feminino. 

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

saúde, coronavírus, mulheres, jovens, Ministério da Saúde, testes, exames

Carregando 0%
Carregando 0%