ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Paula participa de videoconferência com prefeitos sobre a situação do coronavírus na Zona Sul

Prefeitos mantêm decretos municipais que determinam ações de controle ao novo coronavírus

27-03-2020 | 16:40:22

Durante duas horas e meia os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) trocaram informações sobre a atual situação de propagação do coronavírus em suas cidades. Nesta sexta-feira (27), haviam seis casos confirmados da Covid-19 nesta região do Estado: dois em Pelotas, dois em Piratini e dois em Rio Grande.

Fotos: Michel Corvello

Em consenso, os 22 chefes do Executivo acordaram em manter os decretos municipais que preveem ações de controle ao vírus causador da Covid-19 até um segundo encontro, previsto para ocorrer na próxima segunda-feira (30). Entre as determinações mantidas está o fechamento do comércio, com manutenção de serviços essenciais funcionando como saúde, alimentação, postos de combustíveis. 

“Iremos reavaliar a situação depois do fim de semana e só, então, podemos fazer alguma alteração no que já está sendo feito", informou a prefeita Paula Mascarenhas

Ainda no encontro online foi anunciado que na próxima semana o governo do Estado deve encaminhar aos municípios um lote de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para ser distribuído na rede pública de saúde. 

A Azonasul também emitirá um manifesto ao Ministério da Cidadania solicitando agilidade no repasse de gêneros alimentícios para a construção de cestas básicas, que serão distribuídas para a população em situação de vulnerabilidade social. A entidade também irá encaminhar uma nota ao Ministério da Saúde sobre o envio das doses da vacina contra o vírus Influenza (gripe) que não têm atendido as demandas e os calendários programados pelos municípios.

Estiagem

Outro assunto em pauta foram os prejuízos que a falta de chuva tem causado em toda a zona sul do Estado. Os prefeitos deliberaram pela realização de um abaixo-assinado pedindo agilidade ao governo estadual nas ações que possam auxiliar os municípios mais atingidos pela estiagem.

Tags

coronavírus, prefeita, paula mascarenhas, prefeitos, azonasul, zona sul, decreto municipais

Carregando 0%
Carregando 0%