Município promove fórum com educadores e especialistas para debater o papel da rede na implementação da cultura da paz

Paula defende que a escola é o grande centro de prevenção à violência

Município promove fórum com educadores e especialistas para debater o papel da rede na implementação da cultura da paz
Por Autor desconhecido 16-05-2019 | 13:29:29
Tags: escola da paz , pacto pelotas pela paz , prevenção à violência escolar

O papel da escola como centro primordial de prevenção à violência foi defendido pela prefeita Paula Mascarenhas, na manhã desta quinta-feira (16), no 2° Fórum de Prevenção à Violência Escolar, no Colégio Municipal Pelotense – uma iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, por meio do programa Escola da Paz, que soma-se aos demais projetos de segurança pública, com vistas a um futuro distante da violência.

Evento busca debater papel da educação na prevenção da violência e na formação de uma cultura de paz - Fotos: Gustavo Vara

Paula assinalou que a sociedade, além de investir em ações imediatas que diminuem os indicadores criminais [comparando-se os primeiros quadrimestres de 2018 e 2019, 50% dos crimes violentos letais intencionais foram reduzidos na cidade], precisa apostar na prevenção como a principal ferramenta para transformar o futuro.

Gabinete de Gestão Integrada divulga indicadores criminais do primeiro quadrimestre

“Estamos preservando vidas, principalmente, as de jovens. Precisamos seguir trabalhando pela segurança e contra a violência, a fim de criarmos um mundo melhor que todos nós merecemos, sobretudo, as crianças e as novas gerações”, apontou.  

A prefeita reforçou que o Pacto idealizou projetos que atingem todos os setores da vida social, especialmente os que chegam à infância e à juventude, por meio de estratégias que combatem a gravidez precoce, a vitimização precoce, a evasão escolar, as situações de violência nos lares, bem como atuam para fortalecer vínculos familiares, resolver conflitos através do diálogo e capacitar os adolescentes ao mercado de trabalho.

“Não é um projeto da Prefeitura ou desta gestão; é um compromisso de toda a sociedade com o futuro que sonhamos: viver em uma cidade acolhedora, com paz e harmonia entre as pessoas”, ressaltou Paula, sustentando que a segurança impacta em todos os âmbitos da vida humana, como na saúde e na educação.

As boas oportunidades envolvendo cultura, esporte e educação também foram defendidas pela prefeita como instrumentos de mudança social. Para exemplificar, mencionou a Orquestra Estudantil Municipal – responsável pela apresentação de abertura do evento, que encantou os participantes com clássicos da música erudita. 

Orquestra Estudantil é uma das apostas do Município para oferecer oportunidades positivas aos jovens - Fotos: Gustavo Vara

O projeto é uma das iniciativas do Município que busca ofertar atividades edificantes aos pelotenses, no turno inverso ao da escola. Atualmente, 100 crianças e adolescentes integram a proposta, que já coleciona momentos importantes na trajetória, como a participação no 9º Festival Internacional Sesc de Música. 

“Agradeço a todos os profissionais de Pelotas dedicados ao ensino. Precisamos de pessoas como vocês, comprometidas com a Educação”, destacou Paula, reportando-se aos professores.  

Durante todo o dia, temáticas pertinentes à redução da violência escolar, como prevenção ao bullying, à depressão, à automutilação e ao suicídio também serão tratadas por especialistas e referências no assunto.  

Redução da vitimização precoce

Outra estratégia do Pacto no âmbito da prevenção social consiste na padronização dos fluxos de encaminhamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes, com o objetivo de impactar na redução da vitimização precoce. Através da articulação promovida pelo programa Infância Protegida, toda a rede de atendimento vem sendo capacitada para melhor lidar com estas situações.

Nesta quinta, o foco voltou-se aos educadores. A promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira, reforçou o dever legal de notificar os episódios de violência que chegam ao conhecimento dos profissionais, inclusive as suspeitas. 

Evento capacita para atendimento a menores vítimas de violência

Violência contra menores deve ser notificada imediatamente

Pacto pela Paz integra forças policias e serviços de prevenção à violência

Foto: Gustavo Vara

Ela destacou a ficha, distribuída às unidades educacionais, de saúde e de assistência, que foi implantada para agilizar o processo de denúncia - já que pode ser preenchida somente uma vez e encaminhada aos órgãos de proteção (Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e Conselho Tutelar). Luciara apresentou os principais dispositivos da lei da Escuta Protegida, instituída em 2017, e lembrou a importância de humanizar o atendimento, evitando a revitimização de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência. 

“Precisamos avançar preventivamente e retirar a cultura arraigada da sociedade de que a vítima tem culpa”, acrescentou a promotora.

Os secretários de Educação e Desporto, Artur Corrêa, e de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, também acompanharam o Fórum, que conta com a mostra artística promovida pela Emei Professora Jacema Rodrigues Prestes, do Arco-íris. Quadros pintados pelos alunos da educação infantil, no projeto ‘Pequenos Grandes Talentos’, colorem o auditório do Colégio Pelotense durante o dia.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Prefeito reforça alerta diante da previsão de tempo severo

Prefeito reforça alerta diante da previsão de tempo severo

Prefeito firma compromissos com população do Arco-Íris

Prefeito firma compromissos com população do Arco-Íris

Cerimônia abre oficialmente a Semana da Diversidade em Pelotas

Cerimônia abre oficialmente a Semana da Diversidade em Pelotas

Prefeitura paga 13º com recursos próprios dia 10 de dezembro

Prefeitura paga 13º com recursos próprios dia 10 de dezembro