ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pacto pela Paz é destaque em mudança de comandos da Brigada Militar

Cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da BM, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, no 4º Batalhão

26-09-2019 | 14:59:15

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quarta-feira (25), a transmissão de comando do Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO Sul). A cerimônia também marcou a primeira apresentação oficial do efetivo do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), que atenderá toda a Zona Sul e terá sua sede em Pelotas, na avenida Bento Gonçalves. O BPChoque, formado por 119 policiais militares, intensificará e ampliará o policiamento na região.

Integração das instituições foi articulada pelo Pacto Pelotas pela Paz – Fotos: Gustavo Vara

A redução da criminalidade no município, evidenciada pela queda dos indicadores de homicídios e demais crimes violentos, nos últimos dois anos, foi enfatizada no discurso do novo comandante do CRPO Sul, o coronel Eduardo dos Santos Perachi, que passou o comando do 4º BPM para o tenente-coronel Márcio André Facin, então subcomandante da unidade. A integração das instituições policiais, fiscalizadoras e de segurança foi articulada através do Pacto Pelotas pela Paz, nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Número de crimes violentos diminui 31% em Pelotas

Pelotas ganha Batalhão de Choque com 110 policiais militares

Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

“Com certeza o maior e melhor legado foi a integração que transcendeu os muros das instituições e se espalhou rapidamente pela cidade. Credito a maior parcela deste processo à prefeita Paula que, através do GGI-M, conseguiu reunir toda a sociedade civil organizada e o sistema de segurança pública para compartilhar anseios e procurar, coletivamente, soluções”, ressaltou Perachi, que comandou o Batalhão por mais de três anos.  

A cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da Brigada Militar do Estado, coronel Carlos Alberto de Andrade, que já comandou o CRPO Sul e também mencionou os resultados positivos do trabalho integrado, norteado pelo projeto de segurança municipal. “Vivemos um período positivo, com os índices de criminalidade contidos. Isso não significa que vamos esmorecer; o enfrentamento à violência é diário”, assinalou.

Paula destaca queda de todos os índices criminais de Pelotas em fórum

Ações coletivas: redução significativa dos indicadores criminais, segundo chefe do Estado Maior do CRPO Sul – Fotos: Gustavo Vara 

O chefe do Estado-maior do CRPO Sul, tenente-coronel Roberto Ortiz Pereira – que estava no comando da instituição de forma interina –, salientou, durante referência elogiosa ao coronel Perachi, que Pelotas vivencia uma comunhão de esforços e integração ímpar na região, onde as ações coletivas de segurança têm trazido resultados expressivos e reduzido, significativamente, os indicadores criminais, somando-se a outras atividades do Pacto Pelotas pela Paz.  

Também acompanharam a cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSDB); os parlamentares Enéias Clarindo (PSDB) e Éder Blank (PDT); o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto de Lima Gil; o juiz diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral; entre outras autoridades civis e militares, prefeitos da região e membros do Judiciário.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

CRPO Sul, integração, instituições, forças de segurança, pacto pelotas pela paz, transmissão de comando, 4º BPM, CRPO Sul

Carregando 0%
Carregando 0%