Fechamento de atividades ocorre a partir desta terça-feira (23), das 20h às 5h, seguindo Decreto estadual

Novo decreto estabelece restrições para o combate à pandemia

Fechamento de atividades ocorre a partir desta terça-feira (23), das 20h às 5h, seguindo Decreto estadual
Por Autor desconhecido 23-02-2021 | 17:24:27
Tags: saúde, coronavírus, prefeitura, Pelotas, decreto, restrições, pandemia, fechamento

A Prefeitura determinou, nesta terça-feira (23), novas medidas sanitárias para conter o avanço da pandemia do coronavírus em Pelotas. Entre as regras publicadas no Decreto Municipal 6.374/2021, estão o fechamento das atividades entre 20h e 5h, a proibição da permanência de pessoas em áreas públicas e a suspensão das cirurgias eletivas.

Seguindo o Decreto Estadual 55.764/2021, o Município determinou o fechamento de todo e qualquer estabelecimento - lojas, centros comerciais, cinemas, teatros, auditórios, casas de shows, circos, casas de espetáculos e similares, dentre outros, que realizem atendimento ao público, com ou sem grande fluxo de pessoas, das 20h às 5h até dia 2 de março. Apenas serviço de tele-entrega poderá operar. 

Está vedada, também, a permanência em áreas sem controle de acesso, como praças, parques, canteiro central de avenidas e outros espaços similares, ficando permitida apenas a circulação e a prática de exercícios físicos. Nas orlas das praias, está permitida a formação de grupos de pessoas que morem na mesma casa, mas todas devem utilizar máscara e manter o distanciamento de cerca de três metros entre agrupamentos diferentes.

Também ficou proibida a formação de filas e aglomerações em áreas internas e externas, bem como faixas de areia das praias, calçadas, portarias, entradas de prédios, estabelecimentos públicos ou privados, no horário de vedação das atividades. Os supermercados poderão concluir o atendimento a quem tenha ingressado nas lojas até as 20h, desde que não ultrapassem as 21h.

O Decreto ainda proíbe a abertura de bares e copas em centros esportivos e ginásios em geral, estando vedada a presença de público.

Não estão inseridos, na determinação, os seguintes serviços: 

  • farmácias, hospitais e clínicas médicas; 
  • serviços funerários; 
  • serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro;
  • assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
  • atividades que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega;
  • postos de combustíveis - vedada a aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e nas suas dependências;
  • estabelecimentos dedicados à alimentação e à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, especialmente os situados em estradas e rodovias, inclusive em zonas urbanas;
  • hotéis e similares; 
  • órgãos públicos prestadores de serviços essenciais; e, 
  • concessionários prestadores de serviços públicos essenciais.

O que funciona e as restrições

Observando os protocolos de segurança sanitária, determinados pelo Decreto estadual e pelas regras para a classificação de bandeira vermelha, na qual Pelotas se encontra, o comércio em geral pode funcionar com o limitador de até 25% da capacidade total de ocupação, conforme o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). 

A mesma determinação vale para galerias comerciais, Mercado Central, Pop Center, shoppings centers, pet shops, salões de beleza, barbearias, podologia e clínicas de estética.

Academias em geral poderão funcionar, respeitando o distanciamento mínimo de 16 metros quadrados de área útil por pessoa, observando o teto e o modo de operação previstos no sistema de Distanciamento Controlado para a Bandeira Vermelha, com lotação de 25%. Os clubes sociais, esportivos e similares também devem seguir a lotação de 25%, com distanciamento de 16 metros quadrados, sem público, somente para atividades físicas vinculadas à manutenção da saúde, como natação, hidroginástica e fisioterapia, ficando fechados para lazer.

Bares e restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço podem funcionar com teto de operação de 25% e espaçamento de dois metros entre as mesas, com grupos de, no máximo, seis pessoas por mesa.

Os cultos religiosos, missas e similares voltam às restrições previstas no Decreto 6.267, de 23 de abril de 2020, que são as seguintes:

  • em templos de até 30m², serão permitidas até sete pessoas;
  • em templos de 31m² a 100m², serão permitidas até 15 pessoas;
  • em templos de 101m² a 200m², serão permitidas até 20 pessoas; e,
  • em templos maiores que 200m², serão permitidas até 30 pessoas.

Nos condomínios residenciais e comerciais, áreas como praças, parques, salões de festas, churrasqueiras e quadras esportivas não devem ser acessadas. Está autorizado o uso de academias com atendimento individualizado por coabitantes, ou seja, pessoas que morem na mesma residência. O mesmo vale para as piscinas que, assim como as academias, devem ter agendamento prévio e higienização constante.

Outras determinações contra a Covid

Cirurgias eletivas estão suspensas até dia 31 de março, sendo que equipe técnica, área física e equipamentos hospitalares utilizados nesse tipo de atendimento ficam disponíveis para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid. A Prefeitura considerará como procedimentos cirúrgicos inadiáveis:

  • os atendimentos às gestantes, bem como aos recém-nascidos e puérperas;
  • os acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas, mesmo as eletivas;
  • atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia, contemplando toda a linha de cuidado (da primeira consulta até a alta do paciente); e,
  • cirurgias de urgência e emergência.

O novo Decreto proíbe a realização de festas e eventos em Pelotas. As demais atividades essenciais e não essenciais que não foram citadas no documento devem observar o teto e o modo de operação a partir da bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado.

Fiscalização do decreto

As restrições e medidas sanitárias determinadas pelo Município, como forma de controlar a progressão de casos positivos e a ocupação de leitos hospitalares, serão fiscalizadas pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e setor de fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, além das forças de Segurança Pública. O descumprimento do Decreto sujeita o infrator às penas previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal, bem como à aplicação de multas e interdição previstas na Lei Municipal 6.819, de 3 de julho de 2020, a Lei da Máscara.  

Veja abaixo o decreto:

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana