ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Nova Vara do Foro atende demanda do Pacto pela Paz

Criação da Vara Regional de Execuções Criminais em Pelotas permitirá uma visão global da situação carcerária do Município e da região

Por Tatiana de la Torre 18-07-2018 | 17:53:10

  Durante a cerimônia de criação da Vara Regional de Execuções Criminais (VEC) da comarca de Pelotas, realizada no Foro nesta quarta-feira (18), o vice-prefeito Idemar Barz destacou a nova unidade como uma das conquistas viabilizadas por meio do Pacto Pelotas pela Paz.

“A nova Vara de Execução Criminal trará mais eficiência à máquina judiciária, sendo mais um instrumento na construção de uma sociedade de paz, segurança e fraternidade”, declarou Barz.
Fotos: Gustavo Mansur

Trata-se de uma estrutura especial para os processos de execução das penas privativas de liberdade. Até então, esse tema era tratado em vara conjunta a de julgamento.  

O juiz Marcelo Malizia Cabral será o responsável pela unidade, onde tramitarão cerca de 4 mil processos de execução criminal das comarcas de Pelotas, Camaquã, Canguçu, Rio Grande e Jaguarão.

 “Com a nova estrutura especializada vamos cuidar da execução, não permitindo que o preso fique nem um dia a mais e nem um dia a menos do que sua pena prevê. Estaremos mais presentes para acompanhar a disciplina nas penitenciárias, não permitindo que o crime organizado se sobreponha à gestão do Estado”, afirmou Malizia.  

A diretora do Foro de Pelotas, Michele Wouters, ressaltou que a VEC Regional de Pelotas tem um diferencial em relação as demais, devido à união de esforços de vários órgãos ligados ao Pacto pela Paz. 

“Destaco outras conquistas do Pacto como a criação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), instalação do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico de Pelotas e a união de forças para construção de um novo presídio”, disse Michele.

Tags

pacto pela paz, vec, cara regional de execuções criminais, apac

Carregando 0%
Carregando 0%