Período de instrução corresponde a três meses – 600 horas/aula – e prevê 35 disciplinas teóricas e práticas no conteúdo programático. Grupo é formado por 30 alunos

Nova turma da Guarda Municipal inicia curso de formação

Período de instrução corresponde a três meses – 600 horas/aula – e prevê 35 disciplinas teóricas e práticas no conteúdo programático. Grupo é formado por 30 alunos
Por Autor desconhecido 08-11-2019 | 18:18:33
Tags: guarda municipal , segurança , pacto pelotas pela paz , acadepol , curso de formação , concurso

Em breve, 30 novos guardas municipais vão reforçar a segurança de Pelotas e ampliar o efetivo da instituição com quase três décadas de história que conta, atualmente, com 179 profissionais. Nesta sexta-feira (8), a aula inaugural do curso de formação, sob responsabilidade da Academia de Polícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol), foi realizada no Paço Municipal com a presença de representantes de forças de segurança, do Judiciário e do Legislativo. O período de instrução corresponde a três meses – 600 horas/aula – e prevê 35 disciplinas teóricas e práticas no conteúdo programático.  

Guarda Municipal atua há 29 anos em Pelotas

Fotos: Gustavo Vara

Os primeiros convocados do concurso público já foram aprovados pela avaliação psicológica e pela análise do histórico e vida pregressa. A partir deste mês, os alunos frequentarão aulas ministradas por instrutores da Acadepol e personalidades ligadas à área da segurança, que compartilharão experiências e conhecimentos relacionados a técnicas operacionais policiais, legislação, noções de inteligência, prevenção de conflitos, defesa pessoal, ética, cidadania, armamento e tiro, direção defensiva, gerenciamento integrado de crises, entre outras temáticas.

Um dia histórico. Assim o momento foi classificado pela prefeita Paula Mascarenhas, que assinalou o orgulho em dar início a esta jornada. Salientou a grandiosidade do “selo Acadepol”, referindo-se a ele como uma garantia de qualidade e segurança para a formação. “Hoje é o passo inicial desta missão que escolheram seguir: a de servir à sociedade. Desejo que se sintam estimulados, perguntem, busquem informações e se qualifiquem porque isso vai fazer toda a diferença para o futuro de vocês”, disse Paula, dirigindo-se à nova turma.

Trabalho integrado e entrosado

A prefeita também atribuiu ao trabalho de homens e mulheres que construíram a história e o legado da Guarda Municipal, ao longo de 29 anos, o interesse de jovens a incorporar à instituição de segurança e também vestirem a “farda azul”, reconhecida e respeitada em Pelotas, de acordo com a gestora. Ela mencionou a importância da corporação para o declínio da violência na cidade – resultado de um trabalho integrado entre órgãos de segurança, subsidiado em uma atuação entrosada e de inteligência, mobilizado pelo Pacto Pelotas pela Paz desde 2017.  

“Os índices criminais, que eram ascendentes no município, estão caindo significativamente. Estamos rompendo paradigmas e construindo um novo modelo de relacionamento, que é reconhecido e vem se tornando inspiração para outras cidades. O Pacto é a prova de que a integração, a união e a disposição em dialogar podem render frutos positivos que, neste caso, são a preservação de vidas, o que impede que famílias sejam dilaceradas pela violência”, enfatizou.  

Paula ressaltou a importância do Município se envolver com o tema segurança pública – apesar de ela ser uma responsabilidade do Estado – e das políticas públicas também estarem voltadas à prevenção da violência, citando projetos do Pacto direcionados ao combate da gravidez precoce, ao fortalecimento de vínculos familiares, à capacitação de jovens ao mercado de trabalho, à ressocialização de apenados, entre outros.

Novo desafio

Daiane Casarin é uma das cinco mulheres integrantes da turma. A aluna compartilhou o sentimento de alegria em dar início a esta nova fase e, também, a uma nova profissão, designada por ela como uma missão.

 “Estudei e me preparei bastante para o concurso. Não esperava estar entre os primeiros convocados, então estou muito orgulhosa e feliz. Espero aprender bastante e poder representar bem a instituição”, afirmou. 

A maioria das aulas será concentrada na 18ª Delegacia de Polícia Regional (DPR), no Areal. Os futuros guardas serão avaliados pelo critério de frequência e pelo desempenho em provas aplicadas durante o curso, entre elas, relacionada à disciplina de armamento e tiro – que seguirá a cartilha da Polícia Federal e implicará na desclassificação do candidato, caso seja reprovado.

A diretora-geral da Acadepol, delegada Elisângela Reghelin, prestigiou a aula inaugural, nesta sexta, e salientou a satisfação da Academia de Polícia ao ser responsável pela formação dos servidores, como já foi por cursos em cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Esteio. “Serão três meses de curso com experiências práticas que se darão de forma integrada, o que vem ao encontro do que já está sendo trabalhado em Pelotas, através do Pacto. Se as estatísticas criminais estão reduzindo, isso não é de graça”, reforçou a delegada.

Fotos: Gustavo Vara

O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone, ao dar as boas-vindas aos alunos, valorizou o trabalho dos guardas municipais e mencionou que os ingressantes receberão uma instituição renovada, citando a recente aquisição de novas viaturas, fardamentos e equipamentos. A aula também foi marcada por uma palestra do diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Koppitke, que abordou a visão moderna de segurança pública por trás do Pacto Pelotas pela Paz – baseada, principalmente, em evidências científicas e em cases de sucesso de outras localidades.  

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência