ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Administração e Recursos Humanos

Município treina servidores ao uso de equipamentos de proteção

Capacitação visa proteger profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Pelotas

Por Luiza Meirelles 22-04-2020 | 15:26:34

Considerando a relevância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a Prefeitura vem capacitando os profissionais que atuam em serviços essenciais. Os trabalhadores estão na linha de frente do combate à doença em Pelotas, e o objetivo da formação é ajudar a identificá-los em seus ambientes de trabalho. 

Para atingir a meta, a equipe da Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), visita as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para orientar médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, dentistas, auxiliar de dentista, atendentes e funcionários da limpeza quanto aos EPIs indicados a cada tipo de atividade. Outra instrução diz respeito às precauções adicionais exigidas para se proteger e impedir a transmissão do vírus.

Nesta quinta-feira (23), o trabalho será voltado às UBSs da zona rural de Pelotas.

"O Município precisa cuidar daqueles que cuidam da nossa população. A Secretaria está imbuída neste processo, atuando de forma articulada com a Secretaria de Saúde para prestar informações qualificadas a todas as repartições da Saúde quanto à utilização e ao descarte corretos dos equipamentos de proteção", argumenta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Eduardo Daudt Schaefer.
Secretário de Administração e Recursos Humanos, Schaefer assinala uso e descarte corretos – Foto: Divulgação/DSST

A diretora da DSST, Sabrina Lima, salienta que a capacitação é voltada à colocação e à retirada correta de máscaras, luvas, óculos, avental, capote e gorro, bem como à ordem de paramentação e aos cuidados pertinentes antes, durante e após o uso dos utensílios – inclusive, ao modo adequado de acondicioná-los ao lixo. 

“Um dos requisitos primordiais na área de engenharia de Segurança do Trabalho é garantir que os profissionais sigam as práticas apropriadas de biossegurança, isto é, o conjunto de procedimentos técnicos, metodologias e equipamentos capaz de prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos provenientes de atividades que possam comprometer a saúde humana”, reforçou a diretora.

Higiene das mãos é prioridade

O cuidado com a higienização frequente das mãos, do local de trabalho e dos instrumentos médicos também é assinalado durante o curso, assim como as medidas que têm de ser adotadas pelos servidores ao retornarem às suas casas. São ressaltados, ainda, os protocolos imprescindíveis com pacientes que apresentam sintomas da Covid-19.

As mesmas informações foram frisadas aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), adaptando o treinamento às condições de trabalho pertinentes aos profissionais que fazem o atendimento de urgência e emergência no município.

Assistência Social participa

A equipe de Segurança do Trabalho realizou uma conversa sobre ações seguras com trabalhadores da Secretaria de Assistência Social (SAS), responsáveis pelo contato diário com o público e pelo atendimento individualizado dos usuários, como realização do Cadastro Único, distribuição de roupas e alimentos e atuação em abrigos institucionais, residências inclusivas e casas de passagem.

“A partir disso, foi possível identificar os maiores desafios destes servidores quanto aos riscos de contaminação e transmissão do vírus e, assim, orientá-los em relação aos cuidados adequados para este momento”, pontuou Sabrina.

União de equipes

Para concretizar a formação dos funcionários da rede pública, a DSST propôs parceria do Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho com outras secretarias. As enfermeiras do apoio do técnico da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, coordenada pela diretora Cristina Vertromilla, atuam junto à equipe para ampliar o conhecimento sobre as atividades desempenhadas e os potenciais riscos em cada procedimento.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

epi, equipamentos, segurança do trabalho, coronavírus, capacitação, minimização de riscos de contágio, identificação de vetores, uso correto dos EPIs

Carregando 0%