Publicação traz 27 opções de pratos elaborados apenas com itens que compõem a merenda escolar

Município lança livro de receitas saudáveis em evento dedicado aos merendeiros

Publicação traz 27 opções de pratos elaborados apenas com itens que compõem a merenda escolar
Por Autor desconhecido 15-10-2018 | 18:23:09
Tags: merendeiros , livro , receitas , alimentação saudável , merenda escolar

      Do salgado ao doce, do almoço ao café da tarde, do monocromático ao mais colorido. ‘O Incrível Livro de Receitas Saudáveis’ atende bem à ideia de agradar a todos os gostos. Melhor do que cativar pelo sabor, é a proposta de alimentar com ingredientes saudáveis, que chamem a atenção não só pelo paladar, mas também, por proporcionar uma refeição nutritiva.  

Fotos: Gustavo Mansur

      A publicação, elaborada pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) – através do Departamento de Alimentação Escolar – foi lançada na tarde desta segunda-feira (15), durante o 1º Encontro de Merendeiros do Município. O evento, que ocorreu no Colégio Pelotense, reuniu os profissionais em um dia dedicado à categoria, com apresentação de boas práticas, palestra, aula-show sobre temperos e, principalmente, integrando os cerca de 230 merendeiros ligados à rede municipal de ensino.  

      O encontro celebra o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, e o Dia da Merendeira Escolar, no dia 30. O lançamento dos exemplares contou com a presença de alguns dos 27 autores dos pratos contidos no livro – todos com itens que compõem a merenda escolar. Um deles, Ederson Soares conta que escolheu compartilhar a receita da ‘Panqueca de Legumes’ pelo valor nutricional que apresenta.

 “Além de ser extremamente saudável, possibilita a substituição de vários ingredientes, como cenoura, beterraba e couve. Fica colorida e é sempre bem aceita pelos alunos”, disse o merendeiro.  

Soares, que trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wilson Muller, na Colônia Triunfo (4º distrito), considera o projeto uma oportunidade para a troca de ideias e saberes entre os merendeiros, o que facilitará seu dia a dia na cozinha, adorada por ele. “Sempre amei cozinhar, mas não sabia que essa relação com as crianças fosse me ajudar a crescer tanto”, apontou.

Foto: Gustavo Mansur

      Com a proposta de apresentar receitas simples, rápidas, ricas em nutrientes e saborosas, o livro visa incorporar práticas frequentes de bons hábitos alimentares dentro dos espaços escolares; todas elas trazem os valores nutricionais referentes às calorias, carboidratos, proteínas e lipídios.

“A ideia é que os profissionais possam replicar essas receitas em suas escolas e compartilhar experiências”, explicou a chefe do Departamento de Alimentação, Beatriz Dias.

      Entre as delícias saudáveis, geleia de beterraba, suflê de legumes, assado de brócolis e bolo de milho. A receita de Daniela Corrêa segue o mesmo propósito de agradar com o sabor e a alimentação nutritiva. “Escolhi o ‘Pão de Cenoura’ porque foi a forma que encontrei para as crianças comerem a cenoura e gostarem”, disse a merendeira da Emef Dr. Berchon, no Cerrito Alegre (5º distrito). 

      O livro será lançado novamente durante a Feira do Livro, com sessão de autógrafos dos autores. Ainda não há data prevista para o evento. Este é a segunda publicação produzida pela Smed que, em novembro de 2017, lançou um caderno de receitas durante a IV Quinzena do Pêssego – uma compilação de pratos elaborados pelos merendeiros tendo a fruta como ingrediente principal.  

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

SME encerra Curso de Formação em Gestão

SME encerra Curso de Formação em Gestão