ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Qualidade Ambiental

Município busca aumentar o número de cães adotados

Atualmente, cerca de 60 cães abrigados no Canil Municipal estão aptos para adoção. Direção tenta superar as 58 adoções do ano passado

Por João Pedro Macedo 11-03-2024 | 15:37:13

Desde o lançamento da campanha Todo Caramelo é Doce, no ano passado, 58 cães que estavam abrigados no Canil Municipal ganharam um lar. Após um início de ano de poucas adoções, a Prefeitura trabalha para sensibilizar a comunidade e conseguir superar a marca de 2023 até o final de 2024. Atualmente, dos 82 animais abrigados, 60 estão aptos para a adoção

Cerca de 60 cães abrigados no Canil Municipal estão aptos para adoção. Fotos: Michel Corvello

Entre janeiro e fevereiro deste ano, o número de adoções foi baixo se comparado a 2023, que foram cinco. Os responsáveis pelo Canil atribuem a pequena procura ao período das festas do final de ano e de férias.

Mesmo com o número inferior, as adoções e resgates não param. Milla é uma cadela idosa, entre 13 e 14 anos, e estava no Canil desde 13 de abril do ano passado, até ser adotada pela instrutora de direção, Lília Ávila, em setembro.

“No final de 2022, perdemos nossa cachorrinha com câncer. Desde então, ficou esse vazio em casa. Já conhecíamos o trabalho do Canil Municipal e tínhamos a ideia de adotar uma cadela idosa, pois sabemos da dificuldade que um animal nessas condições tem para ser adotado, além de dar espaço para novos cães no Canil. Quando a encontramos, foi amor à primeira vista, ela pediu colo, carinho, a Milla é muito afetuosa. Ela chegou em casa e parecia que sempre tinha morado aqui, estamos muito felizes com ela e ficamos bem satisfeitas vendo o ótimo trabalho do Canil”, afirma Lília.
Milla tem entre 13 e 14 anos e estava no Canil Municipal desde abril do ano passado até ser adotada em setembro, pela instrutora de direção, Lília Ávila. Fotos: Michel Corvello

Além dos cuidados básicos, os animais do Canil recebem adestramento pelo Projeto AdestraCão e todos têm um microchip para monitoramento e atualização da saúde.

Para adotar, os interessados podem se cadastrar on-line pelo sistema de cadastro da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), ou realizar o cadastro presencialmente, na própria Secretaria, na avenida Domingos de Almeida, 1.490. Durante o período de cadastro, os prováveis responsáveis passarão por algumas etapas até o momento de levar os animais domésticos para casa.

Cuidado e segurança

Além do trabalho de cuidado com os cães no Canil, a SQA realiza resgate mediante denúncias de maus-tratos e violência contra animais domésticos. Na sexta-feira (1°), em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram), agentes resgataram uma cadela e 12 filhotes após denúncia à Patram. O responsável pelos maus-tratos foi preso, enquanto os animais resgatados estão sob cuidados do Hospital Clínico Veterinário até receber alta e serem encaminhados ao Canil Municipal.

Tags

Todo Caramelo é Doce, Canil Municipal, Prefeitura, Qualidade Ambiental

Carregando 0%
Carregando 0%