ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Ministério da Saúde publica práticas inovadoras de Pelotas

'APS Forte no SUS e no combate à pandemia' conta com nove relatos, enviados por equipe da SMS, e postados no site. Cidade pode ser premiada

20-07-2020 | 13:42:25

Visando reconhecer e dar visibilidade às boas práticas na saúde pública, focadas na Atenção Primária, sobretudo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram a iniciativa APS Forte no SUS e no combate à pandemia, para divulgar práticas inovadoras dos municípios. Dos 14 relatos enviados por Pelotas, nove foram publicados, podendo outros ser incluídos, já que o processo seletivo ainda não foi encerrado. Com isso, a cidade concorre à premiação, que está prevista para o período posterior à pandemia.

Práticas inovadoras de Pelotas podem ser conferidas na internet Fonte: Site do Ministério da Saúde

As postagens na página da pasta ministerial foram motivo de satisfação para a prefeita Paula Mascarenhas, que ressalta o incentivo para seguir no combate ao avanço do coronavírus no município.

“É um trabalho qualificado, minucioso e atencioso da equipe da SMS, que está sendo compartilhado com o Brasil inteiro e reconhecido pelo Ministério da Saúde. Isso só valoriza as nossas equipes, as nossas práticas e, certamente, estimula todos a seguirem assim, com essa atenção, com essa dedicação e essa missão de salvar e proteger vidas”, destaca a prefeita.

União na Atenção Primária

Na avaliação da secretária de Saúde, Roberta Paganini, o empenho coletivo promoveu uma união na Atenção Primária para que houvesse o reconhecimento. Segundo a integrante do Departamento de Planejamento da Secretaria da Saúde (SMS), Raquel Elias, ao ter conhecimento do edital, a equipe notou que Pelotas atende a todos os temas abordados.

“A Raquel criou um grupo no WhatsApp a fim de que a ideia fosse propagada e ajudou na formatação e no envio, então, realmente foi um trabalho de equipe para participar da iniciativa”, diz a secretária.

A convite do Ministério da Saúde, a secretária participará de live sobre o trabalho “Juntos Somos Mais Fortes e Podemos Mais em Pelotas-RS”, do qual é autora, junto a outros do Estado do Mato Grosso do Sul e de um município de Minas Gerais. A transmissão ocorrerá no próximo dia 23, às 17h.

Em todas as frentes

Segundo Raquel Elias, ao ter conhecimento do edital, a equipe notou que Pelotas atende a todos os temas abordados. “O prêmio é dividido em duas etapas: a primeira, ainda em desenvolvimento, refere-se às inscrições que das experiências, que passam por avaliação e, depois, são selecionadas. Após a seleção, algumas são publicadas no site”, detalha.

A segunda fase contempla a premiação em si, que promoverá a escolha e o reconhecimento público das vivências bem-sucedidas. Os trabalhos já publicados, automaticamente, estão classificados para este estágio.

“Foram sugeridos oito temas, que vão desde a organização da Atenção Primária até a comunicação e, a partir do momento que começamos a ler o edital, percebemos que o município agiu em todas estas frentes”, acrescenta Raquel.

A servidora do Departamento de Planejamento da Secretaria ainda destaca os esforços em equipe na SMS. “Mesmo esgotados com esta pandemia, todos acharam um 'tempinho' para contribuir, fazer a sua parte, relatar e inscrever os trabalhos”, comemora.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

pandemia, opas, aps forte no sus, atenção primária, boas práticas, práticas inovadoras, covid, coronavírus, relatos enviados ao Ministério, Ministério da Saúde, seleção e premiação

Carregando 0%
Carregando 0%