ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 100 pessoas se inscreveram para trabalhar como voluntárias no combate ao novo coronavírus

Em menos de 24 horas profissionais da saúde atenderam ao chamado da Prefeitura de Pelotas

24-03-2020 | 16:52:36

*Com colaboração de Paulo Ienczak

Mais de 100 pessoas preencheram o cadastro para atuarem de forma voluntária, em caso de necessidade, no combate ao novo coronavírus em Pelotas. O chamamento começou a ser feito na tarde de ontem (23) pela Prefeitura e teve a resposta quase imediata de muitos profissionais da área da saúde. A ideia da Secretaria da Saúde é garantir a substituição imediata dos trabalhadores que irão atender aos infectados pelo vírus causador da COVID-19. 

Com a criação de alguns serviços, como a Central de Triagem e a Teleconsulta, será realizado um remanejamento dos profissionais que atuam no atendimento da população, fazendo com que outros assumam esses postos voluntariamente. Também é previsto que haverá necessidade de garantir o período de descanso dos trabalhadores e de isolamento para possíveis infectados.

"Os voluntários serão encaminhados para áreas em que tiverem experiência, por isso iremos analisar todos os currículos", explica a secretária de Saúde Roberta Paganini, que não escondeu a satisfação em saber da disposição dos profissionais pelotenses em ajudar ao poder público. 

A secretária destaca que os voluntários só serão chamados em caso de necessidade para trabalhar em ações de controle e combate à doença.

Uma das 100 pessoas que se cadastrou como voluntária é a enfermeira Gimene Machado. Filha de médicos, ela diz que não pensou muito depois que leu sobre a convocação. Mesmo trabalhando em uma clínica privada, resolveu se colocar à disposição da comunidade. "Se alguém tem que ajudar, em um momento como esse, somos nós profissionais da área da saúde", diz a enfermeira. 

Como participar

Quem quiser ser voluntário, em Pelotas, na força-tarefa contra o vírus causador da COVID-19 deve se cadastrar online no hotsite criado exclusivamente para fornecer informações sobre o vírus (pelotas.com.br/coronavirus). Na aba “voluntário da saúde” é preciso preencher o nome, telefone, e-mail, formação, especialidade, ano de formação e currículo. O voluntário também precisa informar se tem experiência no atendimento de pacientes em estado grave, se faz parte do grupo vulnerável ao vírus (acima de 60 anos e/ou portador de comorbidades) e se é funcionário público.

Tags

saúde, voluntários, coronavírus, profissionais

Carregando 0%
Carregando 0%