ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Fundação Abrinq conhece trabalho do Município voltado à infância e à juventude

Iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz despertaram o interesse da comitiva em conhecer a cidade

09-05-2019 | 18:00:50

Dois técnicos da Fundação Abrinq – instituição que desde 1990 mobiliza a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da juventude – permanecem em Pelotas até esta sexta-feira (10), para conhecer as ações desenvolvidas pela Prefeitura nos âmbitos de saúde, educação, assistência social e proteção de crianças e adolescentes.

Fundação Abrinq avalia positivamente ações do Pacto em Pelotas

Carlos Delcidio e Sergio Marques Filho representam o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), ao qual a prefeita Paula Mascarenhas concorre. A dupla também está na cidade para conhecer as práticas realizadas através do Pacto Pelotas pela Paz, que foi apresentado por Paula à Fundação em Brasília, e despertou o interesse e entusiasmou a comitiva.

Técnicos da Abrinq conheceram serviços de saúde, educação e assistência social nesta quinta - Fotos: Lucas Pereira
“Viemos para entender a estrutura de gestão das políticas da infância e da juventude no município e, especialmente, para conhecer o Pacto, que nos chama bastante a atenção. Queremos compreender melhor as iniciativas inseridas nele para buscar sistematizá-lo e apresentar as boas práticas a outras localidades do Brasil”, afirmou Delcidio.

A agenda intensa em Pelotas começou pela manhã, com visitas às escolas infantis Anita Malfatti, no Fragata, e Professora Jacema Rodrigues Prestes, no Arco-íris. Nos locais, a dupla pôde conhecer os projetos pedagógicos, a infraestrutura, e as crianças e professores que integram a comunidade escolar de cada região. Também visitaram o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura – serviço municipal que é referência estadual no atendimento e acolhimento a autistas e familiares.

Município trabalha no Plano Municipal para Infância e Adolescência

Exemplo do Pacto Pelotas pela Paz

No primeiro educandário, acompanharam uma das sessões do ‘ACT’ - metodologia socioemocional do Pacto, que visa fortalecer os vínculos familiares ao capacitar mães e pais para o ‘educar’ distante de qualquer violência. A comitiva ouviu de uma das participantes que o projeto faz as famílias refletirem sobre a forma como convivem com os filhos e o quanto podem e devem melhorar enquanto pais. “O ACT faz com que nos policiemos diariamente”, sustentou Graciela.

O representante da Abrinq salientou o desejo de retornar ao município mais vezes, a fim de aprofundarem-se e apropriarem-se das atividades executadas.  

“O que chamou a nossa atenção foi o esforço de Pelotas em realizar ações integradas; é um olhar diferenciado para enfrentar os problemas da cidade. O município está atendendo a infância e a juventude de maneira planejada e intersetorial, o que tem nos impressionado positivamente. Vamos sair daqui com muitas referências boas”, assinalou o técnico.

Comitiva conheceu trabalho artístico realizado na Emei Professora Jacema Rodrigues Prestes - Foto: Lucas Pereira

Na Emei Jacema Prestes, a dupla ficou encantada com a proposta de incluir a expressão artística como mote para o trabalho pedagógico. Conheceram as instalações do educandário e as obras de arte produzidas pelos pequenos.

Assistência social e saúde

Na tarde dessa quinta (9), os dois representantes da Fundação Abrinq visitaram os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Fragata e São Gonçalo, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cruzeiro. Eles conheceram a estrutura dos locais, além de conversarem com os servidores dos centros de atendimento. Em seguida, eles foram para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Virgílio Costa e Dunas.

Em conversa com o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, a Fundação conheceu a atuação no setor - Foto: Divulgação

Por lá, eles também visitaram os espaços acompanhados pelas enfermeiras das Unidades, que explicaram o funcionamento de todo o serviço. 

“Gostei muito das visitas. A cidade foi uma das poucas que não tentou esconder a realidade. Vimos o que funciona e o que não funciona tão bem assim, mas em todos os locais deu pra ver os sinais da dedicação das equipes”, disse Delcidio.

Tanto ele, quanto Sergio Marques Filho demonstraram especial interesse na proposta da Rede Bem Cuidar, apresentada na UBS Virgílio Costa; inclusive fotografaram as diretrizes que norteiam a iniciativa, fixadas nas paredes da UBS. No Dunas, eles elogiaram a criatividade e o o empenho das equipes para vencer as dificuldades.

Dupla também acompanhou os serviços executados em unidades de saúde de Pelotas - Fotos: Daiane Santos

Em Pelotas, a comitiva foi recepcionada pela prefeita, na quarta, e pelos secretários de Educação e Desporto, Artur Corrêa, e de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray. Também reuniu-se com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Juizado da Vara da Infância e da Juventude.

O que é o Programa Prefeito Amigo da Criança?

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança tem o objetivo de estimular a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à promoção e à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, mediante suporte técnico aos gestores municipais que aderem à proposta, durante os quatro anos da gestão municipal, culminando no reconhecimento dos esforços realizados e dos resultados conseguidos.

Tags

fundação abrinq, infância, juventude, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%