ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Exposição que retrata trajetória de Bernardo de Souza pode ser vista até domingo

Mostra fotográfica, composta por 165 imagens, no hall da Prefeitura, integra programação do Dia do Patrimônio 2019

14-08-2019 | 16:42:18

Quem visitar o Paço Municipal, mais especificamente, a sala Frederico Trebbi durante o Dia do Patrimônio 2019 – evento que valoriza a história e cultura de Pelotas de sexta-feira (16) a domingo (18), poderá prestigiar os últimos dias da exposição “Bernardo em Dois Tempos — por Gustavo Vara”. A mostra fotográfica, que reúne 165 imagens, representa um recorte da trajetória profissional do ex-prefeito pelotense em seus dois mandatos à frente do Executivo de Pelotas: de 1984 a 1987 e em 2005.

Exposição traz registros de dois mandatos de Bernardo de Souza

Lançada no início de julho, exposição fotográfica reúne 165 fotos que retratam parte da trajetória política do ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza - Foto: Michel Corvello/arquivo

Dispostas em dezenas de quadros em seis painéis, as fotos também retratam momentos de Bernardo em campanhas, ações na cidade, assembleias, reuniões de trabalho e encontros com a comunidade. Entre as imagens captadas pela lente do fotógrafo Gustavo Vara, em 2005, registros da prefeita Paula Mascarenhas – na época, chefe de gabinete do ex-prefeito; do governador Eduardo Leite, no início da carreira política; e do atual vice-prefeito Idemar Barz enquanto vereador da cidade.  

Junto à mostra, logo na entrada da Prefeitura, um texto da prefeita é responsável por apresentar a obra e correlacionar a trajetória pessoal e profissional de Bernardo de Souza e Gustavo Vara. No final do escrito, ela resume: “Esta exposição retrata o encontro de dois homens cheios de talento e afeto”. O fotógrafo afirma que o próximo espaço a receber a coleção fotográfica será a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – local entrelaçado à vida política de Bernardo, que foi eleito deputado estadual por três mandatos. A previsão é de que isso ocorra na primeira quinzena de outubro.  

Além das fotos de Vara, a exposição também reúne imagens de autoria de seu pai, Edison da Vara, de Jorge Gonçalves (falecido em 2012) e de Vanderlei Porto. Na sexta, a exposição pode ser visitada das 9h às 17h; no sábado, das 10h às 17h; e no domingo, das 12h às 18h. Neste período, os pelotenses e visitantes da cidade também contarão com visita guiada pelo prédio da Prefeitura.  

Dia do Patrimônio

Dentro da temática Etno Cidade Pelotas, a Prefeitura busca atrair a população para os prédios do Centro Histórico e outros locais, estimulando a ocupação e preservação desses espaços públicos. Em 2019, o Dia do Patrimônio evidencia os diferentes povos envolvidos na construção da cidade e suas características, refletidas entre os pelotenses. A sétima edição do evento na cidade contará com visitas guiadas gratuitas a mais de 30 locais, exposições, cinema e apresentações artísticas e culturais, como teatro, dança e música ao vivo.  

Saiba mais:

Dia do Patrimônio traz novidades na sétima edição

Tags

exposição, bernardo de souza, dia do patrimônio

Carregando 0%
Carregando 0%