ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Exposição traz registros de dois mandatos de Bernardo de Souza

“Bernardo em Dois Tempos — por Gustavo Vara” pode ser vista até dia 12, no hall da Prefeitura de Pelotas

Por Joice Lima 05-07-2019 | 20:19:26

No início da noite desta sexta-feira (5), na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal, ocorreu a abertura oficial da exposição fotográfica 'Bernardo de Souza em Dois Tempos – por Gustavo Vara'. Tímido, o organizador dos painéis com registros dos dois mandatos do ex-prefeito pelotense — 1984/1987, em preto e branco, e 2005, em cores —, e autor de 100% das fotos de 2005, não quis falar. Nem precisava. As imagens do fotojornalista falaram por ele.

Os registros fotográficos jornalísticos mostram momentos de Bernardo de Souza em campanhas, ações na cidade, assembleias, reuniões, ouvindo pessoas da comunidade e no meio da população. Precursor no orçamento participativo, lançou em seu primeiro mandato o programa 'Todo poder emana do povo'. Uma rara doença neurodegenerativa levou-o a renunciar, em 2006. Bernardo faleceu em 16 de junho de 2010.  

Gustavo Vara nasceu em 1984, coincidentemente o ano em que Bernardo assumiu, pela primeira vez, o comando da Prefeitura pelotense. Cerca de 90% das fotos que integram esse período da exposição, todas em preto e branco, são de autoria de seu pai, Edison da Vara; algumas são de Jorge Gonçalves (falecido em 2012) e outras de Vanderlei Porto. Os negativos das fotos foram entregues a Gustavo Vara, como um presente, pela viúva de Bernardo, Hilda de Souza.

Exposição de Gustavo Vara tem apresentação feita pela prefeita Paula Mascarenhas - Fotos: Michel Corvello

Gustavo chefia o setor de fotografia da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Pelotas desde janeiro de 2017, quando Paula Mascarenhas tomou posse da gestão do Executivo. Paula, que era chefe de gabinete de Bernardo em 2005, não esqueceu do jovem, então com 21 anos, que integrava a equipe.

“Bernardo sempre apostou nos jovens e nas mulheres, sempre acreditou nos seres humanos e nos deixou grandes lições. É o nosso farol, fica iluminando os nossos caminhos. Sempre que tenho dúvidas ou estou angustiada com alguma questão, penso nele e no que ele faria. (...) Depois de anos, é uma alegria, uma honra e um privilégio ter esse ‘menino’ me acompanhando, de novo, na Prefeitura. (…) Fico muito feliz e acho justo que a Hilda tenha dado essas fotos ao Gustavo. Se tivesse dado a mim, certamente estariam guardadas, com muito carinho, em uma gaveta. Mas ela deu ao Gustavo, que tem ‘esse olhar’ de fotógrafo e de artista, e elas estão aqui”, disse Paula, ao presentear Gustavo com o cartaz da exposição, emoldurado.

Além de Paula Mascarenhas, em várias momentos ao lado de Bernardo, os registros também trazem Idemar Barz – atual vice-prefeito, que então exercia mandato de vereador – e Eduardo Leite, atual governador do Estado e ex-prefeito de Pelotas (2013-2016), no início da carreira política. “Eduardo começou na política ao lado do Bernardo, que foi sempre um fio condutor da boa política. Nossas histórias se entrelaçam”, disse Paula.   

A exposição pode ser vista de 8 a 12 de julho (de segunda a sexta da semana que vem), das 12h30min às 18h30min, na sala Frederico Trebbi, no hall de entrada da Prefeitura.  

Participaram do ato de abertura o vice-prefeito, Idemar Barz; Vanda Maria Lopes do Amaral, integrante da assessoria de Bernardo de Souza e mãe de Gustavo Vara; o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; os assessores especiais Clotilde Victória, Fábio Machado, Sadi Sapper e Carlos Mário; a chefe do gabinete da Prefeita, Kelli Schaeffer; o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB); o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB); entre outros servidores da Prefeitura, amigos de Vara e admiradores de Bernardo de Souza.  

BERNARDO EM DOIS TEMPOS (por Paula Mascarenhas)

Fotos: Michel Corvello

“O fotógrafo Gustavo Vara nasceu em Pelotas, em 1984, tempo em que Bernardo de Souza era prefeito da cidade. As imagens daquele governo pioneiro, que viveu a abertura democrática no Brasil e criou a participação popular da forma mais radical até hoje vista no país, eram captadas por várias lentes, entre as quais, as de Edison da Vara, pai do Gustavo.

Bernardo seguiu sua trajetória política, como Secretário de Estado e deputado estadual por três mandatos, até voltar a Pelotas e eleger-se novamente prefeito em 2004. O destino determinou que ali ele encerrasse sua vida pública, abatido por uma doença degenerativa. Pelotas foi porto de partida e de chegada para Bernardo, um dos mais brilhantes, dignos e transformadores políticos da história do Rio Grande do Sul.

Naquele ano de 2005, em que Bernardo se reencontrou com a terra que o forjara na vida pública, em que voltou à Prefeitura para pôr em prática ideias alimentadas durante seu período como deputado estadual, ele foi acompanhado em cada passo por um jovem fotógrafo talentoso e cheio de entusiasmo e curiosidade.

A sensibilidade do Gustavo retrata os últimos momentos políticos de Bernardo de Souza com emoção e perspicácia. Foi um ano doloroso para quem o amava e o acompanhou de perto, como tantos de nós. Ao mesmo tempo, foi uma despedida emocionada e cheia de dignidade. Em cada gesto, em cada olhar, evidencia-se todo o afeto de Bernardo por Pelotas e por seu povo e isso é trazido pela lente de Gustavo Vara de forma transparente e comovida.

Gustavo recebeu de presente de Hilda de Souza as fotos do primeiro governo e decidiu reuni-las numa exposição, em que Bernardo se apresenta em dois tempos bem diferentes, entrelaçados pela memória e por uma trajetória política que segue nos inspirando, funcionando como um farol para quem quer fazer da política uma ação ética e transformadora.

Esta exposição retrata o encontro de dois homens cheios de talento e afeto.”

Confira mais fotos da exposição fotográfica 'Bernardo de Souza em Dois Tempos' no Flickr da Prefeitura.

Tags

exposição fotográfica, fotojornalismo, gustavo vara, bernardo de souza

Carregando 0%
Carregando 0%