Maior acréscimo é relacionado a 330 novos testes rápidos, aplicados pelas unidades de referência, UBSs e Vigilância Epidemiológica

Exames para Covid-19 aumentam em 17,2% no município

Maior acréscimo é relacionado a 330 novos testes rápidos, aplicados pelas unidades de referência, UBSs e Vigilância Epidemiológica
Por Autor desconhecido 02-07-2020 | 09:46:09
Tags: covid , coronavírus , testes , epicovid , lacen , aumento , novo coronavírus , pelotas , vigilância epidemiológica

Pelotas contabiliza, até o dia 30 de junho, 6.855 exames para confirmação, ou não, de infecção pelo novo coronavírus: o número corresponde ao aumento de 17,2%, conforme levantamento da Prefeitura. Desse total, 4.355 foram registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) e 2,5 mil são referentes à pesquisa EPICovid-19, feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O município alcança a marca de 20,1 testes para cada mil habitantes. 

Os testes rápidos, enviados pelo governo do Estado, segundo a epidemiologia local, responderam pelo crescimento da quantidade de análises realizadas, na cidade, no período de uma semana. 

O acréscimo, em oito dias, chegou a 40%, o que representa 330 novos exames capazes de identificar anticorpos para o vírus que causa a Covid-19. De março até agora, a Vigilância já computou 1.155 testes rápidos realizados por moradores do município.

Veja mais

+ Pelotas alcança os 4.051 testes para detectar casos de Covid-19

Os exames PCR, testes rápidos e Elisa (baseado na reação de antígenos-anticorpos), efetuados em laboratórios privados credenciados ao Ministério da Saúde, perfazem 2.442 laudos, do começo da pandemia até agora. Na última semana, foram 200 novos exames, um aumento de 8,9% comparado ao somatório da semana passada. 

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) analisou 117 novos exames, entre 23 e 30 de junho, quantidade que superou a da semana anterior em 18, 1%. O Lacen é responsável por 763 laudos de material coletado desde o registro dos primeiros casos da pandemia.

Pesquisa EPICovid-19

No último fim de semana, a UFPel procedeu à quinta etapa da pesquisa EPICovid estudo que está mapeando a progressão do novo coronavírus no Estado , e aplicou novos 500 testes rápidos em cidadãos residentes em Pelotas. A quantia aplicada pela Universidade, até agora, é de 2,5 mil testes. Assim como nas testagens anteriores, a instituição apurou resultado positivo, para o Sars-CoV-2, em apenas uma pessoa.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

Pop Center  terá Dia D de Vacinação na segunda-feira

Pop Center terá Dia D de Vacinação na segunda-feira