Trabalhadores de vários setores são preparados para a utilização de equipamento de proteção individual no local que será referência para possíveis casos de Covid-19

Equipe do Centro Covid recebe treinamento

Trabalhadores de vários setores são preparados para a utilização de equipamento de proteção individual no local que será referência para possíveis casos de Covid-19
Por Autor desconhecido 21-04-2020 | 15:41:37
Tags: saúde, coronavírus, treinamento, profissionais área saúde

Quem já adotou o uso da máscara no dia-a-dia, sabe o quanto é difícil tornar esse gesto algo rotineiro, parte de hábitos comuns, como a utilização de óculos, por exemplo. Mas para os profissionais da área da saúde, estratégias de prevenção e higiene como esta, são essenciais, principalmente em tempos de coronavírus. A forma correta de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi o tema principal do treinamento realizado pelos cerca de 80 trabalhadores que irão atuar, a partir dos próximos dias, no Centro de Atendimento a Sindromes Gripais (Centro Covid).

O treinamento iniciado nesta segunda-feira (20), é ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já utilizam os mesmos EPIs que serão usados pelos profissionais que atenderão a população que dará entrada no Centro Covid. Os equipamentos e uniformes são divididos em dois grupos correspondentes a atividade exercida. 

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem receberam orientações sobre a utilização de um conjunto composto por uma espécie de pijama colocado por baixo do macacão descartável, protetor facial, óculos de proteção, máscara N95 – consideradas ideais para quem precisa lidar com doentes em que a secreção esteja contaminada por algum vírus-, além do sapato específico para uso na área hospitalar.  

“Esse é um kit para quem vai atender diretamente os doentes, profissionais que terão contato com pessoas possivelmente expostas ao novo coronavírus e que além de evitarem a recontaminação no ambiente, estarão protegendo a própria saúde”, explica a enfermeira responsável pelo Centro, Jaqueline Tomaschewski. 

Já nutricionistas, assistentes sociais, oficiais administrativos, psicólogos treinaram como utilizar, durante todo o expediente de trabalho, um outro conjunto de EPIs. “ Para esse grupo foram repassadas orientações relacionadas à máscara facial, óculos de proteção e avental descartável”, cita Jaqueline.

Em comum as duas equipes receberam informações sobre a utilização constante de dois pares de luvas, ao mesmo tempo- o primeiro considerado uma segunda pele, mantido durante todo o período de trabalho, e um segundo, vestido por cima, que será descartado sempre que for concluído o atendimento de um paciente e iniciado outro.

De acordo com a secretaria de Saúde, Roberta Paganini, o treinamento visa reduzir o risco de contaminação dos profissionais de saúde que estarão na linha de frente. 

“Não basta fornecermos os EPIs, é preciso usar o equipamento de forma adequada e com economia, pois sabemos que a quantidade existente no mercado poderá não ser o suficiente para a demanda”, salientou Paganini. 

O Centro Covid começa a atender a população com estoque suficiente de equipamentos de proteção. Alguns materiais são resultado de doações, como os 260 pijamas que serão utilizados por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.  

Veja mais

+Rede de solidariedade em Pelotas é importante aliada em meio à pandemia de coronavírus

+ Empresários locais doam itens de limpeza à Guarda Municipal

Profissionais em treinamento para atender a população no Centro Covid - Foto: Divulgação/SMS

Treinamento específico

Os profissionais também estudaram , inclusive durante o feriado, normas específicas para as áreas onde vão atuar no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais. “Quem é da administração precisa saber quais os processos que devem ser utilizados desde a entrada do paciente na unidade, os enfermeiros precisam revisar os protocolos de administração de remédios- cada setor tem procedimentos específicos que precisam ser alinhados”, relata a responsável pelo Centro. 

A expectativa é de que as portas do Centro abram para a população nos próximos dias, com o atendimento, num primeiro momento, voltado para pacientes pediátricos.

Notícias Relacionadas

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas