ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Equipe do Centro Covid recebe treinamento

Trabalhadores de vários setores são preparados para a utilização de equipamento de proteção individual no local que será referência para possíveis casos de Covid-19

21-04-2020 | 15:41:37

Quem já adotou o uso da máscara no dia-a-dia, sabe o quanto é difícil tornar esse gesto algo rotineiro, parte de hábitos comuns, como a utilização de óculos, por exemplo. Mas para os profissionais da área da saúde, estratégias de prevenção e higiene como esta, são essenciais, principalmente em tempos de coronavírus. A forma correta de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi o tema principal do treinamento realizado pelos cerca de 80 trabalhadores que irão atuar, a partir dos próximos dias, no Centro de Atendimento a Sindromes Gripais (Centro Covid).

O treinamento iniciado nesta segunda-feira (20), é ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já utilizam os mesmos EPIs que serão usados pelos profissionais que atenderão a população que dará entrada no Centro Covid. Os equipamentos e uniformes são divididos em dois grupos correspondentes a atividade exercida. 

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem receberam orientações sobre a utilização de um conjunto composto por uma espécie de pijama colocado por baixo do macacão descartável, protetor facial, óculos de proteção, máscara N95 – consideradas ideais para quem precisa lidar com doentes em que a secreção esteja contaminada por algum vírus-, além do sapato específico para uso na área hospitalar.  

“Esse é um kit para quem vai atender diretamente os doentes, profissionais que terão contato com pessoas possivelmente expostas ao novo coronavírus e que além de evitarem a recontaminação no ambiente, estarão protegendo a própria saúde”, explica a enfermeira responsável pelo Centro, Jaqueline Tomaschewski. 

Já nutricionistas, assistentes sociais, oficiais administrativos, psicólogos treinaram como utilizar, durante todo o expediente de trabalho, um outro conjunto de EPIs. “ Para esse grupo foram repassadas orientações relacionadas à máscara facial, óculos de proteção e avental descartável”, cita Jaqueline.

Em comum as duas equipes receberam informações sobre a utilização constante de dois pares de luvas, ao mesmo tempo- o primeiro considerado uma segunda pele, mantido durante todo o período de trabalho, e um segundo, vestido por cima, que será descartado sempre que for concluído o atendimento de um paciente e iniciado outro.

De acordo com a secretaria de Saúde, Roberta Paganini, o treinamento visa reduzir o risco de contaminação dos profissionais de saúde que estarão na linha de frente. 

“Não basta fornecermos os EPIs, é preciso usar o equipamento de forma adequada e com economia, pois sabemos que a quantidade existente no mercado poderá não ser o suficiente para a demanda”, salientou Paganini. 

O Centro Covid começa a atender a população com estoque suficiente de equipamentos de proteção. Alguns materiais são resultado de doações, como os 260 pijamas que serão utilizados por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.  

Veja mais

+Rede de solidariedade em Pelotas é importante aliada em meio à pandemia de coronavírus

+ Empresários locais doam itens de limpeza à Guarda Municipal

Profissionais em treinamento para atender a população no Centro Covid - Foto: Divulgação/SMS

Treinamento específico

Os profissionais também estudaram , inclusive durante o feriado, normas específicas para as áreas onde vão atuar no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais. “Quem é da administração precisa saber quais os processos que devem ser utilizados desde a entrada do paciente na unidade, os enfermeiros precisam revisar os protocolos de administração de remédios- cada setor tem procedimentos específicos que precisam ser alinhados”, relata a responsável pelo Centro. 

A expectativa é de que as portas do Centro abram para a população nos próximos dias, com o atendimento, num primeiro momento, voltado para pacientes pediátricos.

Tags

saúde, coronavírus, treinamento, profissionais área saúde

Carregando 0%
Carregando 0%