ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Comupa

Comupa realiza duas blitze de combate a maus-tratos em cavalos

Equipes circularam pelo município nesta quarta e quinta-feira, atendendo também a denúncias

Por Ascom 24-10-2019 | 17:23:40

O Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) realizou, nas manhãs de quarta e quinta-feira (23 e 24), duas blitze de fiscalização de charretes e carroças, e combate a maus-tratos em cavalos. A equipe da Prefeitura – formada por duas veterinárias, fiscais da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), guardas municipais e agentes de Trânsito – vistoriou 14 equinos, em diferentes locais de Pelotas. Um deles precisou ser recolhido.

Na quarta, o Comupa esteve nos arredores da ETA Santa Barbara e da Ceasa, nas avenidas 25 de Julho e Ildefonso Simões Lopes, e ruas Augusto Saint Hilaire e Tomas Antônio Gonzales. A equipe também atendeu a um acidente nas proximidades do Shopping, quando um cavalo caiu com a charrete dentro do canal. O animal sofreu escoriações leves e os proprietários não se feriram.

Foram efetuadas 14 abordagens a veículos e cavalos, mas nenhum caso de animal maltratado foi identificado. Enquanto cinco charretes já tinham placas de identificação, as outras seis receberam as placas durante a blitz e três charreteiros foram orientados a regularizar a situação na Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Nove carteiras de identificação foram entregues e dois condutores acabaram sendo notificados pela SQA.

Na segunda blitz, os servidores circularam novamente pela avenida 25 de julho e pela ETA Santa Barbara. Além desse locais, estiveram no Sítio Floresta, Balneário dos Prazeres e Estrada do Engenho — estes dois últimos casos atendendo a denúncias de maus-tratos. Duas carroças e três animais foram vistoriados; uma charrete estava emplacada e o condutor portava carteira, o outro foi orientado pela STT.

Fotos: Divulgação/Comupa

Ao longo da fiscalização, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) verificou com leitor de chip todos os animais, pois aqueles que passam pela Hospedaria Municipal são chipados. Nenhum dos 17 cavalos foi identificado como sendo proveniente das doações.

Denúncia

Durante a blitz desta quinta-feira, as equipes atenderam a uma denúncia de maus-tratos na Estrada do Engenho. Ao chegarem no local, encontraram uma égua caída na via, acompanhada de um potro ao pé.

Imediatamente, o animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal, a fim de que exames fossem realizados e os primeiros socorros prestados. Foi diagnosticado que a égua estava com tétano, apresentando rigidez muscular, e por isso precisou ser sacrificada. Por ocasionar parada respiratória, convulsão e outras complicações, o tétano é considerado uma das doenças mais letais em equinos. 

O potro passa bem e foi encaminhado à Hospedaria Municipal de Grandes Animais. Já o proprietário dos animais foi notificado e autuado por maus-tratos pelo Comupa.

Apreensão

O serviço é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São recolhidos apenas os cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados – se não colocarem em risco a circulação –, são deixados. Há ainda os casos específicos de violência e falta de cuidados, que chegam por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental.

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que sejam vítimas de maus-tratos podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à SQA, pelo (53) 3227-1642, ou à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone (53) 3309-5380. 

Tags

maus-tratos, blitz, comupa, cavalos, charrete

Carregando 0%
Carregando 0%