Espetáculo-Intervenção, premiado no POA em Cena, terá sessão gratuita e traduzida em Libras no largo Edmar Fetter

Cia. Rústica apresenta Cidade Proibida com apoio da Secult

Espetáculo-Intervenção, premiado no POA em Cena, terá sessão gratuita e traduzida em Libras no largo Edmar Fetter
Por Joice Lima 05-04-2018 | 15:07:25
Tags: cia. rústica , Cidade Proibida , teatro , largo edmar fetter , mercado central

      Um dos mais premiados grupos da cena gaúcha vai encerrar a turnê do espetáculo de rua Cidade Proibida em Pelotas. Financiado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018, conta com apoio local da Secretaria de Cultura (Secult) para utilização do espaço público e divulgação. Todas as atividades são gratuitas.  

      Em 2015, Cidade Proibida venceu o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo na 22ª edição do Porto Alegre em Cena. Para promover a acessibilidade, a sessão do espetáculo que ocorrerá no dia 11, no Largo Edmar Fetter, ao lado do Mercado Central, terá tradução simultânea em libras. Atividades da Cia. incluem também uma oficina e um encontro aberto com grupos de teatro locais.

  Foto: Divulgação   

 Programação – Pelotas

      - Dia 10/4 (terça) - Encontro aberto com grupos, às 19h30min, na Secult, Casarão 2, Praça Coronel Pedro Osório, 2).

      - Dia 11/4 (quarta) - Apresentação do espetáculo, às 20h, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central). Se chover, a apresentação será dentro do Mercado, próximo ao portão da rua Tiradentes.

      - Dia 12/4 (quinta) – Oficina Conexões Urbanas, das 9h às 13h, no Tablado UFPel (Rua Almirante Tamandaré, 301 - Porto). Os ministrantes serão a diretora Patrícia Fagundes e os atores Heinz Limaverde, Ander Belotto e Gabriela Chultz. A atividade terá duração de quatro horas e será concluída com uma apresentação em espaços públicos. As inscrições devem ser feitas no local e data da atividade, a partir das 8h.

O espetáculo

      Com direção de Patrícia Fagundes, a apresentação tem aproximadamente 70 minutos, reunindo números individuais e coletivos dos artistas envolvidos. A inspiração são formas de convívio já conhecidas, como saraus, serenatas, cabarés artísticos, piqueniques e ceias noturnas. O evento compõe uma estrutura de encontro cênico ao redor de uma longa plataforma, incluindo música, circo, dança e teatro.

      O elenco conta com Ander Belotto, Camila Falcão, Di Nardi, Gabriela Chultz, Heinz Limaverde, Laura Backes, Lisandro Bellotto, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako e Suzi Weber. A cenografia e os adereços são de Rodrigo Shalako. Lucca Simas assina a iluminação.  

      O projeto tem como objetivo conectar lugares "fora do eixo", colaborando na promoção da diversidade, do intercâmbio teatral e da descentralização.  O espetáculo já foi apresentado em várias cidades brasileiras, como a capital paulista e Crato, no Ceará. Em março, a Cia. Rústicapassou por Caxias do Sul e Florianópolis.

A Cia. Rústica

      Criada em 2003, em Porto Alegre, a Cia. Rústica  articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. O grupo busca uma linguagem contemporânea e popular, baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística. 

      A companhia também já levou, aos palcos, espetáculos apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta por A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004). O grupo encenou ainda Clube do Fracasso (2010) e Natalício Cavalo (2013) e Fala do Silêncio (2017). 

Notícias Relacionadas

Comunidade indígena do Rincão da Cruz compra materiais com recursos da Pnab

Comunidade indígena do Rincão da Cruz compra materiais com recursos da Pnab

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Atividades culturais movimentam o Centro histórico nesta sexta (22) e sábado (23)

Atividades culturais movimentam o Centro histórico nesta sexta (22) e sábado (23)

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças