ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Cia. Rústica apresenta Cidade Proibida com apoio da Secult

Espetáculo-Intervenção, premiado no POA em Cena, terá sessão gratuita e traduzida em Libras no largo Edmar Fetter

Por Joice Lima 05-04-2018 | 15:07:25

      Um dos mais premiados grupos da cena gaúcha vai encerrar a turnê do espetáculo de rua Cidade Proibida em Pelotas. Financiado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018, conta com apoio local da Secretaria de Cultura (Secult) para utilização do espaço público e divulgação. Todas as atividades são gratuitas.  

      Em 2015, Cidade Proibida venceu o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo na 22ª edição do Porto Alegre em Cena. Para promover a acessibilidade, a sessão do espetáculo que ocorrerá no dia 11, no Largo Edmar Fetter, ao lado do Mercado Central, terá tradução simultânea em libras. Atividades da Cia. incluem também uma oficina e um encontro aberto com grupos de teatro locais.

  Foto: Divulgação   

 Programação – Pelotas

      - Dia 10/4 (terça) - Encontro aberto com grupos, às 19h30min, na Secult, Casarão 2, Praça Coronel Pedro Osório, 2).

      - Dia 11/4 (quarta) - Apresentação do espetáculo, às 20h, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central). Se chover, a apresentação será dentro do Mercado, próximo ao portão da rua Tiradentes.

      - Dia 12/4 (quinta) – Oficina Conexões Urbanas, das 9h às 13h, no Tablado UFPel (Rua Almirante Tamandaré, 301 - Porto). Os ministrantes serão a diretora Patrícia Fagundes e os atores Heinz Limaverde, Ander Belotto e Gabriela Chultz. A atividade terá duração de quatro horas e será concluída com uma apresentação em espaços públicos. As inscrições devem ser feitas no local e data da atividade, a partir das 8h.

O espetáculo

      Com direção de Patrícia Fagundes, a apresentação tem aproximadamente 70 minutos, reunindo números individuais e coletivos dos artistas envolvidos. A inspiração são formas de convívio já conhecidas, como saraus, serenatas, cabarés artísticos, piqueniques e ceias noturnas. O evento compõe uma estrutura de encontro cênico ao redor de uma longa plataforma, incluindo música, circo, dança e teatro.

      O elenco conta com Ander Belotto, Camila Falcão, Di Nardi, Gabriela Chultz, Heinz Limaverde, Laura Backes, Lisandro Bellotto, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako e Suzi Weber. A cenografia e os adereços são de Rodrigo Shalako. Lucca Simas assina a iluminação.  

      O projeto tem como objetivo conectar lugares "fora do eixo", colaborando na promoção da diversidade, do intercâmbio teatral e da descentralização.  O espetáculo já foi apresentado em várias cidades brasileiras, como a capital paulista e Crato, no Ceará. Em março, a Cia. Rústicapassou por Caxias do Sul e Florianópolis.

A Cia. Rústica

      Criada em 2003, em Porto Alegre, a Cia. Rústica  articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. O grupo busca uma linguagem contemporânea e popular, baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística. 

      A companhia também já levou, aos palcos, espetáculos apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta por A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004). O grupo encenou ainda Clube do Fracasso (2010) e Natalício Cavalo (2013) e Fala do Silêncio (2017). 

Tags

cia. rústica, Cidade Proibida, teatro, largo edmar fetter, mercado central

Carregando 0%
Carregando 0%