
Bailinho integra grupos e serviços voltados aos idosos de Pelotas
Devido ao clima chuvoso desta sexta-feira (26), o Bailinho da Praça, previsto para ocorrer na praça Coronel Pedro Osório, a partir das 14h, acabou por acontecer no Restaurante Popular. Apesar da mudança de local — avisada com antecedência —, o evento em comemoração ao Dia Mundial da Dança reuniu dezenas de pessoas de diversos grupos de idosos e serviços voltados a essa população na cidade de Pelotas.
Os vestidos longos de várias mulheres e as maquiagens caprichadas eram mostras da importância do evento para elas. Considerado um sucesso pela ONG Gesto e pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Pelotas, promotoras da iniciativa, o Bailinho já tem a segunda edição garantida na última sexta-feira de maio (31) — esse na praça, se o tempo estiver bom.
Fotos: Michel Corvello.
Um dos casais mais animados na pista de dança, embalada pelo Grupo da Melhor Idade Rancho Novo, era Rosa Lopes, 67, e o marido Luiz Carlos Silveira Lopes, 69, moradores do Areal.
“Achei o ambiente maravilhoso. Estamos adorando, nos faz muito bem. Tenho certeza de que vai emplacar e nós dois seremos fregueses”, disse Rosa, que integra o Grupo de Idosos do Círculo Operário Pelotense (COP).

Rosa e Luiz Carlos garantem que vão virar fregueses. Foto: Michel Corvello.
Presente no Bailinho, o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, deu as boas-vindas às pessoas que compareceram ao evento.

Secretário Longaray deu as boas-vindas aos participantes na abertura do Bailinho. Foto: Michel Corvello.
“O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida e integrar os idosos vinculados às políticas de assistência social, além de potencializar os serviços de fortalecimento de vínculos da Prefeitura”, destacou Longaray.
Tirar as pessoas com 60 anos ou mais de casa, para que confraternizem e se divirtam, é uma das formas de prevenir o isolamento, a exclusão social e a depressão, pondera Maiquel Fouchy, coordenador técnico da ONG Gesto, que teve a iniciativa e tornou-se parceria da Prefeitura no Bailinho.
“Queremos desmistificar aquela ideia de que lugar de idoso é dentro de casa. Pessoas de todas as idades podem ter uma vida social animada e fazer inúmeras atividades. Ao socializar no Bailinho, vão conhecer mais gente e saber dos vários serviços oferecidos”, ponderou Fouchy.

Organizadores do evento ficaram satisfeitos com a primeira edição. Foto:Michel Corvello.
Gilmar Ortiz, coordenador geral da Ong Gesto, participou do evento, que teve distribuição de chá pelo Restaurante Popular, água mineral e água quente para chimarrão pelo Sanep e erva-mate Laço do Mate (apoio). Também são parceiros do Bailinho: Associação da Terceira Idade de Pelotas; Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Três Vendas, Areal, Fragata e São Gonçalo; COP; Grupos de Convivência: Melhor Idade Brilho do Sol, C3, da UCPel; Travessia; Amigos para Sempre; Amigos de Fé; Amigos do Laranjal; Lar Espírita Assistencial Irmão Fabiano de Cristo; Associação Italiana; Amigos de Elizete (Jardim América); Unidos Venceremos (Fragata). Apoio das secretarias de Cultura (Secult) e de Segurança Pública (SSP).