Em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), curso é voltado à comunidade surda e começa em abril

Abertas as inscrições às aulas de trânsito no Alfredo Dub

Em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), curso é voltado à comunidade surda e começa em abril
Por Autor desconhecido 27-03-2019 | 11:54:59
Tags: alfredo dub, curso, trânsito, surdos, começo em 4 de abril

Estão abertas as inscrições do curso 'Educando para a vida no Trânsito', realizado em parceria pela Prefeitura e Escola Especial Professor Alfredo Dub. Voltado para a comunidade surda, as aulas são ministradas por agentes de trânsito com a presença de intérpretes de libras, abordando legislação e aspectos da mobilidade urbana, numa espécie de preparativo para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Curso sobre trânsito é ofertado à comunidade surda

As aulas são destinadas a maiores de 18 anos, ocorrem semanalmente na escola, e terão duração de quatro meses, começando no dia 4 de abril, quinta-feira da próxima semana. De acordo com a coordenadora do Alfredo Dub, Suzana Abreu, pessoas interessadas já têm procurado o educandário para se inscrever, inclusive ex-alunos, devido às dificuldades que encontram no momento da realização dos exames a fim de que se tornem habilitados.

Aulas ocorrem na Escola Alfredo Dub, às quintas-feiras, a partir do dia 4 de abril – Foto: Vicente de Brito

Ela explica que, para eles, é como se fizessem a prova teórica em uma outra língua, pois a tradução do português para libras não é perfeita, uma vez que muitos termos não existem na linguagem de sinais e precisam ser adaptados. “É como se alguém que escuta fizesse em espanhol ou inglês, mas ainda temos a vantagem dos restos auditivos. Nós conseguimos identificar as letras que formam as palavras pelo som; eles não, e precisam decorar letra por letra”, esclarece.

Como consequência, muitos acabam não passando no início, e precisam refazer o processo para retirada da CNH, o que pode se tornar um investimento caro. Outros sequer tentam, justamente por esse mesmo motivo. Por tal razão que a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) decidiu ministrar as aulas, já em um formato para facilitar a compreensão dos surdos e melhor prepará-los.

Os interessados podem efetuar a inscrição pelo e-mail professor@alfredodub.com.br e pelo perfil da escola no Facebook, através do messenger. Dúvidas também são esclarecidas por esses mesmos canais.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeituradepelotas%2Fvideos%2F572104999945861%2F&show_text=0&width=560" width="560" height="315" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allowFullScreen="true"></iframe>

Intérpretes e provas

De acordo com o Detran/RS, durante o processo de retirada da CNH, os surdos podem solicitar aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) a presença de um intérprete de libras – a língua brasileira de sinais. O Departamento possui examinadores capacitados, que prestam auxílio na compreensão das questões.

A presença do profissional é um direito, e não tem custos para o aluno. Conforme o Detran, também está em construção uma prova específica destinada a surdos, inclusive com as questões já gravadas em vídeo, na linguagem de sinais.

Notícias Relacionadas

Fiscalizações resultam em 79 autos de infração no fim de semana

Fiscalizações resultam em 79 autos de infração no fim de semana

Linhas de ônibus terão desvio na João Jacob Bainy nesta terça-feira

Linhas de ônibus terão desvio na João Jacob Bainy nesta terça-feira

STT orienta motoristas sobre bloqueios viários no fim de semana

STT orienta motoristas sobre bloqueios viários no fim de semana

Educação no trânsito é a atração da STT na Fenadoce

Educação no trânsito é a atração da STT na Fenadoce