Atividade do grupo de pesquisa Marmorabilia integra programação do Dia do Patrimônio 2018

Visita noturna aborda o cemitério como patrimônio cultural

Atividade do grupo de pesquisa Marmorabilia integra programação do Dia do Patrimônio 2018
Por Autor desconhecido 19-08-2018 | 17:23:34
Tags: dia do patrimônio , marmorabilia , cemitério da santa casa

      A noite de sexta-feira (17) iniciou de maneira diferenciada para um grupo de cerca de 50 pessoas que participou da visitação noturna ao antigo Cemitério da Santa Casa, localizado nos fundos do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, situado na avenida Duque de Caxias, 454. A ação integrou a programação do Dia do Patrimônio 2018, que esse ano tem como tema central "Pelotas Imaterial: saberes, fazeres e ofícios". Esta foi a primeira vez que houve uma visitação no período noturno ao local.

Fotos: Paulo Ienczak

      A atividade foi promovida pelo grupo de pesquisa Marmorabilia, fundado em 2011 e vinculado ao curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sob a coordenação da professora Luiza Neitzke e com participação de alunos do curso, o projeto conta com a contribuição de estudantes e profissionais de outras áreas como arquitetura, museologia e arqueologia. O objetivo é fazer um trabalho de inventário, historiografia, conservação e restauro do cemitério. 

“O cemitério de Pelotas é muito rico, é um patrimônio artístico que conta muito sobre a história da cidade”, explicou a professora Luiza Neitzke. 

      O grupo deve organizar outras visitas semelhantes, diurnas e noturnas. Os interessados em acompanhar o trabalho do Marmorabilia podem acessar a página do projeto ou entrar em contato pelo e-mail cemiteriocultural@gmail.com. As atividades de visitação têm como intuito principal promover a educação patrimonial para a população. 

“Chamou minha atenção por ser uma atividade noturna e fora do circuito tradicional do Centro Histórico. É impressionante o tanto de história que se tem por trás desses túmulos”, opinou o historiador Tiago Cedrez. 

      

Notícias Relacionadas

Agente do Patrimônio recebe certificado de 40 horas

Agente do Patrimônio recebe certificado de 40 horas

Inscrições para ser Agente do Patrimônio vão até dia 5 de julho

Inscrições para ser Agente do Patrimônio vão até dia 5 de julho