
Virada Cultural recebe Fábrica de Gaiteiros e Escola Francisco Barreto
O Palco principal da Virada Cultural 2018 recebeu o show da Fábrica de Gaiteiros e da Escola Municipal Francisco Barreto, na tarde de domingo (18). O projeto da Fábrica tem o objetivo de formar alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente no Rio Grande do Sul como gaita de oito baixos.
Renato Borghetti saudou o público presente, que se reunia por volta das 17h para prestigiar a apresentação.
Fotos: Gustavo Vara
"É uma alegria retornar a Pelotas e trazer essa meninada junto", agradeceu o músico, antes de tocar com o grupo a música "Mercedita", que arrancou aplausos da plateia já nos seus primeiros acordes, assim como em "Canto Alegretense", onde o público fez coro para cantar o refrão.
A mistura entre os gaiteiros e os percussionistas do projeto Tamborada, fez o palco ficar pequeno. O clima era contagiante e até os músicos do Clube do Choro, que se preparavam para subir no palco em seguida, arriscaram acompanhar com o pandeiro nos bastidores.
"A troca do público foi muito boa, isso faz com que a apresentação flua", ressaltou o professor da Fábrica, em Barra do Ribeiro, Eduardo Vargas, 33.
Renato Borghetti anunciou que em 2019 o projeto Fábrica de Gaiteiros virá para Pelotas. As cidades de Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé, Lagoa Vermelha, Lajes e Blumenau já contam com o projeto, que atualmente reúne 500 alunos.
A Virada Cultural é uma realização da Prefeitura de Pelotas e conta com o apoio de SESC, Sagres, CMP Celulose Riograndense e Otroporto.
Veja mais fotos da Virada Cultural 2018 no Flickr da Prefeitura.