ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação: mais 2.816 pessoas são imunizadas neste sábado

Prefeita Paula Mascarenhas, que tem 51 anos, também recebeu o complemento do imunizante, no drive-thru do Centro de Eventos

25-09-2021 | 20:20:21

O dia foi marcado pelo grande número de imunizados contra a Covid-19. Ao todo, 2.816 residentes de Pelotas foram vacinados neste sábado (25). Entre eles está a prefeita Paula Mascarenhas, que recebeu a segunda dose, durante o drive-thru do Centro de Eventos, destinado ao público de 51 anos ou mais que foi vacinado com a primeira dose da AstraZeneca no dia 25 de junho. No local, 1.070 pessoas completaram o calendário de imunização. 

Prefeita Paula recebe a segunda dose do imunizante no drive-thru do Centro de Eventos. Fotos: Gustavo Vara
“É um dia especial, muitos pelotenses tem passado por isso quando completam a imunização. Me sinto mais tranquila e segura”, destacou a prefeita. 

Após ser imunizada, a chefe do Executivo se mostrou bastante emocionada e fez questão de conversar com a população, profissionais de saúde e voluntários envolvidos no trabalho de vacinar os cidadãos pelotenses.

Imunização de adolescentes com 16 anos ou mais

A vacinação contra a Covid-19 também chegou para 1.160 jovens de 16 anos ou mais. As aplicações ocorreram no auditório do Colégio Pelotense, das 9 às 17h. 

1.160 adolescentes de 16 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina. Fotos: Michel Corvello

Com movimentação intensa, mais , entre eles o João Arthur da Rosa, que estava ansioso para ser imunizado. “Era tudo que eu queria neste momento, as pessoas precisam se vacinar, pois é muito importante”, ressaltou o jovem. 

Vacinação para caminhoneiros 

Já no IFSul da Praça Vinte de Setembro, a ação foi destinada para os caminhoneiros que receberam a primeira dose da Pfizer nos dias 18 e 26 de junho. 

No IFSul a ação foi destinada para caminhoneiros. Fotos: Michel Corvello

Ao todo 586 pessoas deste grupo concluíram o esquema vacinal, como o Luiz Carlos da Silva, que garantiu a proteção. “É um alívio pra nós e agora seguir trabalhando, se Deus quiser vai dar tudo certo”, destacou. 

Imunização continua

As aplicações continuam na próxima semana, com ações de primeira, segunda e terceira dose no drive-thru, no Centro de Eventos e nos quatro pontos de vacinação nos bairros, para diferentes públicos. 

Veja o cronograma completo com datas, locais e horários:

Drive-thru - das 9h às 17h

Centro de Eventos (com entrada pela avenida Pinheiro Machado)

* Segunda-feira (27) - 2ª dose para pessoas com 18 anos, que receberam a primeira dose da Coronavac no dia 26 de agosto;

* Terça-feira (28) - 2ª dose para pessoas com 50 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 26 de junho;

* Quarta-feira (29) - 2ª dose para pessoas com 49 e 48 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 27 de junho;

* Quinta-feira (30) - 2ª dose para pessoas com 47 e 46 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 28 de junho;

* Sexta-feira (1º/10) - 2ª dose para pessoas com 45 e 44 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 1º de julho.

Nos bairros - das 10h às 15h

* Segunda-feira (27) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.

* Terça-feira (28) - 1ª dose para pessoas com 16 anos ou mais

* Quarta-feira (29) - 2ª dose para pessoas com 51 e 50 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 28 e 29 de junho;

* Quinta-feira (30) - 2ª dose para pessoas com 49 e 48 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 30 de junho; 

* Sexta-feira (1º/10) - 2ª dose para pessoas com 47 e 46 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 1º de julho.

Documentação necessária 

para 1ª dose de adolescentes

- documento de identidade;

- CPF ou Cartão SUS;

- comprovante de residência ou declaração de moradia assinado pelo proprietário; e,

- declaração assinada pelos pais ou responsável legal autorizando que o jovem receba a imunização.  

Declaração dos pais ou responsável legal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que todos os jovens deverão apresentar a declaração que autoriza a imunização e, preferencialmente, devem comparecer com os pais ou responsável legal. Aqueles que não estiverem acompanhados, obrigatoriamente, deverão apresentar o documento preenchido e assinado. Assim como o comprovante de vacinação, a autorização também está disponível nos pontos de vacinação e poderá ser acessada no site do coronavírus para impressão. 

Para 2ª dose

- documento de identidade;

- comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.

Para 3ª dose

Idosos com 70 anos ou mais

- documento de identidade;

- comprovante de vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com seis meses de intervalo desde a última aplicaçã

Imunossuprimidos

- documento de identidade;

- novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, disponível no site do coronavírus. Esse documento é diferente daquele exigido para a primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o intervalo entre a segunda ou a dose única, e a 3° dose, seja de 28 dias.

Veja os pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro (na terça-feira, 21 de setembro, a ação ocorrerá no ginásio da escola)

- Associação Rural - Casa da Amizade, av. Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata

Orientações importantes

A SMS informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta. 

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

Vacinação, Covid-19, Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%