ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação: mais 1,2 mil pessoas concluem processo nesta quinta-feira

Cronograma segue nesta sexta-feira (24). Imunossuprimidos poderão se vacinar em nova ação, na terça-feira (28), na sede do Serviço de Assistência Especializada (SAE)

23-09-2021 | 18:00:11

Esta quinta-feira (23) foi de complemento da imunização contra o coronavírus para mais 1.207 pessoas. Foram beneficiados, com a dose de reforço - terceira dose - da vacina, no Centro de Eventos, 953 cidadãos com 70 anos ou mais e os imunossuprimidos. Simultaneamente, 254 profissionais da área da Educação, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 21 de junho, completaram o processo no IFSul.

Fotos: Rodrigo Chagas

Emoção em poder vacinar quem se ama

Ansiosa e emocionada. Assim estava a enfermeira Fabiane Calderipe de 41 anos, até a chegada da mãe, Lizete Calderipe, de 71 anos, ao Centro de Eventos. A voluntária, que atua nas ações de vacinação desde o início, reforçou a imunização da matriarca, e afirmou que este é um momento ímpar em sua vida. “Não tenho nada a reclamar, só agradecer. Fico emocionada em ser vacinada pela minha filha. É tanto orgulho que eu nem sei explicar, porque eu sei que ela está ajudando a salvar vidas e isso não tem preço”, explicou Lizete.

Fotos: Rodrigo Chagas

Acompanhado da esposa, filha e do genro, o aposentado Nolé Daez de 85 anos, recebeu a terceira dose nos pavilhões da Fenadoce, e disse estar feliz e satisfeito com o reforço aplicado. “Eu podendo me vacinar, e ver que as pessoas que eu amo e os meus alunos se vacinando é um sinal de esperança de que as coisas vão melhorar'', disse o professor Hassan Pereira, de 31 anos, que tomou a segunda dose no IFSul.

Foto: Rodrigo Chagas

Agentes de Trânsito na vacinação

Neste 23 de setembro também se comemora o Dia Nacional do Agente de Trânsito. Esses profissionais que têm a responsabilidade de zelar pela segurança viária das cidades, também têm sido essenciais para o bom fluxo nas ações de vacinação em Pelotas.

A agente Mariana Bilharva, de 30 anos, atua na área há três anos, e é uma das profissionais que trabalham no Centro de Eventos. “A gente está aqui prestando um serviço à comunidade. Temos um papel muito importante, que certamente vai ficar marcado na história”, destacou.

Fotos: Rodrigo Chagas

Durante a vacinação, os agentes auxiliam na organização dos veículos na chegada, no posicionamento nas fileiras nas áreas interna e externa do local e, também, na saída.

Imunizações prosseguem nos próximos dias

As ações de segunda dose seguem na sexta-feira (24). No Centro de Eventos, das 9 às 17h, são esperadas pessoas de 52 anos ou mais, que iniciaram o esquema vacinal com a AstraZeneca nos dias 23 e 24 de junho. Na mesma data e para o mesmo grupo de idade, mas nos pontos dos bairros, a vacinação tem como público-alvo cidadãos que receberam a primeira dose da mesma vacina em 24 e 25 de junho. As imunizações ocorrem das 10 às 15h.

Imunossuprimidos têm mais uma chance no dia 28

Pessoas que convivem com o HIV/Aids, considerado quadro de imunossupressão, poderão, na terça-feira (28), comparecer à sede do Serviço de Assistência Especializada (SAE), para receber a dose de reforço da vacina. O atendimento ocorre das 9 às 15h, no espaço localizado na rua Almirante Guillobel, 221, no bairro Fragata.

Confira o cronograma na íntegra

Drive-thru – Centro de eventos, das 9h às 17h

- Sexta-feira (24) - 2ª dose para pessoas de 53 e 52 anos ou mais que receberam a 1ª dose da AstraZeneca em 23 e 24 de junho 

- Sábado (25) - 2ª dose para pessoas de 51 anos ou mais que receberam a 1ª dose da AstraZeneca no dia 25 de junho 

Bairros – das 10h às 15h

- Sexta-feira (24) - 2ª dose para pessoas de 53 e 52 anos ou mais que receberam a 1ª dose da AstraZeneca em 24 e 25 de junho

- Segunda-feira (27) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.

No Serviço de Assistência Especializada (SAE), na rua Almirante Guilhobel, 221, Fragata, das 9 às 15h

- Terça-feira (28) - 3ª dose para pessoas com imunossupressão

Documentação necessária

Para 2ª dose

- documento de identidade;

- comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.

 

Para 3ª dose

Idosos com 70 anos ou mais

- documento de identidade;

- comprovante de vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com seis meses de intervalo desde a última aplicaçã

Imunossuprimidos

- documento de identidade;

- novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, disponível no site do coronavírus. Esse documento é diferente daquele exigido para a primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o intervalo entre a segunda ou a dose única, e a 3° dose, seja de 28 dias.

Veja os pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro (na terça-feira, 21 de setembro, a ação ocorrerá no ginásio da escola)

- Associação Rural - Casa da Amizade, av. Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata

Orientações importantes

A SMS informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta. 

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

vacinação em pelotas, terceira dose, segunda dose, dose de reforço

Carregando 0%
Carregando 0%