ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação é ampliada para idosos a partir dos 68 anos

Drive-thrus ocorrem na quarta (31) e quinta (1), no Centro de Eventos, para pessoas com 69 e 68 anos, respectivamente, nestes dias

30-03-2021 | 11:40:33

Com a chegada de nova remessa de doses da Coronavac à cidade, no final da semana passada, a Prefeitura amplia a partir desta quarta-feira (31), a vacinação dos idosos. Por meio do sistema drive-thru, pessoas com 69 anos ou mais serão imunizadas na quarta, no Centro de Eventos. Na quinta (1/4), será a vez daqueles a partir dos 68 anos, receberem a primeira dose da vacina que protege do coronavírus. Durante o drive, que ocorre das 9h às 17h, serão disponibilizadas 2 mil doses em cada dia, destinadas a esse público.

Fotos: Rodrigo Chagas/Ascom

Confira a programação:

*quarta-feira (31/3) – vacinação de idosos a partir dos 69 anos. Local: Centro de Eventos, com entrada pela rua Pinheiro Machado, das 9h às 17h – Disponibilizadas 2 mil doses no dia; e

*quinta-feira (01/04) – vacinação de idosos a partir dos 68 anos. Local: Centro de Eventos, com entrada pela rua Pinheiro Machado, das 9h às 17h – Disponibilizadas 2 mil doses no dia.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que para ser imunizado, tanto nos drives quanto nas escolas, o idoso precisa apresentar no ato um documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

Imunização segue nas escolas

Aquelas pessoas que não conseguirem comparecer aos drives do Centro de Eventos, podem receber a vacina em uma das sete escolas selecionadas pela Prefeitura para serem pontos de vacinação nos bairros. O dia 5 de abril (segunda-feira) será destinado àqueles com 69 anos ou mais. No dia 6, o público será pessoas a partir dos 68 anos. A vacinação ocorre por ordem de chegada, conforme o número de doses oferecidas em cada local, através da distribuição de fichas.

Veja o cronograma:

*segunda-feira (05/04) - vacinação de idosos a partir dos 69 anos, nas sete escolas selecionadas, das 10h às 15h; e

*terça-feira (06/04) - vacinação de idosos a partir dos 68 anos, nas sete escolas selecionadas, das 10h às 15h.

Relembre os endereços das escolas:

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 100 doses por dia

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses por dia

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses por dia

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 100 doses por dia

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses por dia

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses por dia

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) - 100 doses por dia

Formulário de vacinação agiliza processo

Na última semana, a Prefeitura passou a disponibilizar à população o formulário de vacinação, que pode ser levado previamente preenchido com os dados pessoais do beneficiado. A iniciativa tem o objetivo de agilizar o atendimento do público que comparece aos locais de vacinação (drives e escolas). No entanto, a Prefeitura esclarece que não se trata de uma obrigação imposta ao cidadão, é apenas uma alternativa para facilitar a prestação do serviço público.

Aqueles que optarem por levar o documento, precisam responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. O restante, referente a detalhes clínicos, é completado, manualmente, pelos profissionais no dia da imunização.

O formulário está disponível no hotsite sobre o coronavírus, acessando aqui.

O que é importante saber antes de se vacinar

A SMS alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas;

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

idosos, coronavírus, coronavac, vacina, vacinação, drive-thru, centro de eventos, 69 anos, 68 anos

Carregando 0%
Carregando 0%