ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação de profissionais de saúde é ampliada

Trabalhadores na ativa, que tenham menos de 60 anos, atuem em serviços de saúde com assistência a pacientes e que tenham registro em conselho de classe, receberão a 1ª dose nos dias 28 e 29 de abril

25-04-2021 | 11:04:31

Com a chegada de nova remessa de vacinas na semana passada, a Prefeitura de Pelotas ampliará a imunização dos profissionais de saúde. Nos dias 28 e 29 de abril, quarta e quinta-feira respectivamente, trabalhadores da área na ativa, em serviços de saúde com assistência a pacientes, e que tenham menos de 60 anos, com registro em conselho de classe (com exceção de médicos veterinários e educadores físicos, pois pertencem a outro subgrupo), deverão comparecer ao Câmpus Pelotas do IFSul, localizado na Praça Vinte de Setembro, das 9h às 17h, para receber a 1ª dose da vacina contra o coronavírus. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará 1,5 mil doses da vacina Astrazeneca para atender esse grupo, em cada dia. Quem comparecer para ser imunizado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Carteira do conselho de classe;

- Comprovante de residência; e

- CPF ou cartão SUS.

A SMS esclarece que o próximo subgrupo a ser imunizado será aquele formado por médicos veterinários e profissionais de educação física. No entanto, é preciso aguardar a chegada de nova remessa de vacinas destinadas a esse público.

Fotos: Michel Corvello/Arquivo Ascom

Confira a programação da semana para profissionais de saúde:

*Segunda-feira (26/4) – serão vacinados com a 2ª dose aqueles profissionais de saúde vacinados nos dias 25 e 26 de março. Devem comparecer ao IFSul, na Praça Vinte de Setembro, das 9h às 17h. Documentos necessários: carteira ou comprovante de vacinação da 1ª dose e identidade;

*Quarta e quinta-feira (28 e 29/4) – serão vacinados com a 1ª dose aqueles profissionais de saúde com menos de 60 anos, que tenham registro em conselho de classe. Devem comparecer ao IFSul, na Praça Vinte de Setembro, das 9h às 17h. Documentos necessários: carteira do conselho de classe, comprovante de residência, cartão SUS ou CPF.

2ª dose para idosos continua

Os idosos a partir dos 71 anos, que precisam complementar a imunização contra a Covid-19, devem ir ao drive-thru do Centro de Eventos ou aos pontos de vacinação nas escolas dos bairros, para realizar a aplicação da 2ª dose, nesta semana. Veja abaixo o cronograma:

Drive-thru, das 9h às 17h

Entrada pela avenida Pinheiro Machado

*Terça-feira (27/04) – 73 anos ou mais;  

*Quarta-feira (28/04) - 72 anos ou mais; 

*Quinta-feira (29/04) - 71 anos ou mais.

Pontos de vacinação nas escolas, das 10h às 15h

*Sexta-feira (30/4) - idosos de 73 e 72 anos; e, 

*Segunda-feira (3/5) - idosos de 71 anos.

Fotos: Michel Corvello/Arquivo Ascom

Não esqueça os documentos

Tanto no drive-thru quanto nas escolas, os documentos a serem apresentados são: 

- Carteira de Vacinação (comprovando a 1ª dose); e

- Documento de identidade.

Veja os endereços das escolas

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Em caso de sintomas gripais

Idosos e profissionais de saúde que apresentarem sintomas gripais ou outras doenças agudas febris, nas últimas quatro semanas, não deverão se vacinar. 

Outra chance

Aqueles idosos que perderam a data para aplicação da 1ª dose da vacina ou que completaram 60 anos após a ação no drive-thru e nas escolas na semana passada, podem ir, a partir de segunda-feira (26), ao Centro de Especialidades para receber a imunização. Isso também vale para os trabalhadores de saúde que por algum motivo perderam a 2ª dose.

Já os idosos que não conseguiram comparecer aos pontos de vacinação no dia destinado à sua faixa etária para complementar a imunização, poderão receber a última parte da proteção em qualquer uma das próximas ações destinadas a 2ª dose, no drive-thru ou nas escolas. 

Os profissionais de saúde já contemplados em grupos anteriores de vacinação, mas que não conseguiram comparecer para a 1ª dose, podem se dirigir ao IFSul nos dias 28 e 29/4, quando novo grupo de trabalhadores receberá a vacina. 

Foto: Michel Corvello/Arquivo Ascom

Leve a sua colaboração!

As pessoas que forem receber o imunizante podem colaborar com a arrecadação de donativos no Centro de Eventos e nas escolas municipais. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) pede a doação, em especial, de leite, além de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza. Os vacinados também podem colaborar com ração para o Canil e Gatil municipais, para as entidades protetoras de animais e famílias em vulnerabilidade que tenham animais sob sua tutela.

Tags

coronavírus, covid, vacinação, profissionais de saúde, astrazeneca, vacina, drive-thru, escolas, centro de eventos, ifsul

Carregando 0%
Carregando 0%