ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação de idosos com 76 anos ou mais chega aos bairros

Mais de 370 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nesta quarta-feira (24). Nas comunidades quilombolas, 103 pessoas foram contempladas com a proteção

Por Marina Amaral 24-03-2021 | 16:17:05

Nesta quarta-feira (24), dia que a vacinação dos idosos foi ampliada para os bairros de Pelotas, 378 pessoas com 76 anos ou mais foram imunizadas contra o coronavírus. Foram cinco horas de aplicação, em sete escolas municipais - processo que prossegue até sexta-feira (26).

Acompanhada da filha Suzana, Maria Juceli Mota de 78 anos foi até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Vizeu para ser imunizada. Suzana contou que decidiu esperar até que um local mais acessível e próximo da sua casa, no bairro Areal, fosse escolhido como ponto de vacinação, para, então, levar sua mãe, já que ela não possui carro. As duas saíram da sala de aplicação satisfeitas com a estrutura e com o atendimento oferecido. “Tudo muito maravilhoso”, agradeceram. 

Assim como Maria, Dirceu Pereira dos Santos de 81 anos também optou por se vacinar neste momento, e já estava se sentindo muito bem logo após receber a vacina. Ele foi até o Colégio Municipal Pelotense acompanhado pelo neto, Robson Amaral, que elogiou a rapidez do processo e a atenção dedicada pelos profissionais da saúde. 

378 idosos com 76 anos ou mais foram vacinados nesta quarta-feira (24) - Fotos: Michel Corvello

Entre o último sábado (20) e esta quarta-feira, a Prefeitura imunizou cerca de 3,7 mil idosos com idades entre 74, 75 e 76 anos ou mais. De acordo com o sistema desenvolvido para monitorar a imunização no Rio Grande do Sul, até as 16h, 36.461 doses da vacina já haviam sido aplicadas em Pelotas, sendo 27.202 referentes à 1ª dose e 9.259 à 2ª dose. 

A vacinação nos bairros continua nesta quinta (25) e sexta-feira (26), nas mesmas sete escolas da rede municipal das 10 às 15h. O método de distribuição de fichas será repetido, de acordo com as doses disponibilizadas em cada local. 

Relembre a programação

- Quinta-feira (25) - idosos com 75 anos ou mais

- Sexta-feira (26) - idosos com 74 anos ou mais 

Confira os endereços das escolas

* EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 100 doses por dia 

* Colégio Municipal Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses por dia 

* EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses por dia

* EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 100 doses por dia

* EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses por dia 

* EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses por dia 

* EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) | 100 doses por dia

Mais de 100 quilombolas imunizados

Teve início, na manhã desta quarta-feira, a vacinação de moradores com mais de 18 anos das quatro comunidades quilombolas do Município. São cerca de 500 doses destinadas ao grupo, e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é responsável pela aplicação. 

Foram 103 contemplados neste primeiro dia, residentes do Quilombo do Algodão na Colônia Triunfo. A ação ocorreu nas sedes das comunidades, conforme informou a integrante do Núcleo de Equidades, responsável pela Saúde Negra da SMS, Bianca Medeiros. 

Vacinação de quilombolas ocorreu nas sedes das comunidades - Fotos: Divulgação/SMS

A aplicação do imunizante nos quilombolas será feita até o final da semana e seguirá o seguinte cronograma:

- quinta-feira (25) - Quilombo Alto do Caixão, na Colônia Santo Antônio; e,

- sexta-feira (26) - Quilombos Cerrito Alegre e Vó Elvira, na Colônia Monte Bonito.

Cuidados necessários antes da vacinação

A SMS alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber a proteção contra o coronavírus. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e, 

- pessoas que apresentaram reação linfática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. 

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, idosos, 76 anos ou mais, emefs, quilombolas, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%