Usuários do CAPS Escola passam a tarde com o Grupo Tholl
Cerca de 60 pessoas assistiram demonstrações técnicas da trupe circense
Na tarde desta quinta-feira (13), usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Escola estiveram no Centro de Treinamento Tholl. Das 14h às 16h, cerca de 60 pessoas de 18 a 60 anos, conheceram um pouco do processo de trabalho dos integrantes da trupe de Pelotas, assistiram demonstrações de técnicas circenses (acrobacias e malabares com cordas, arcos, fitas) e esquetes teatrais. Os anfitriões também comemoraram os aniversariantes dos meses de agosto e setembro.
Fotos: Divulgação
Foi muito lindo, um momento de encantamento e magia. Os artistas foram muito legais com a gente. Em uma época de tão poucas perspectivas, é importante destacar o papel da arte, que proporciona esse deslocamento do cotidiano. Foi uma tarde de alegria, muito boa para todos nós", disse Maria Cristina Barbieri, que ministra a oficina Agenda Cultural do CAPS Escola.
Cristina explica que a Agenda Cultural é uma oficina terapêutica, semanal, destinada principalmente aos usuários com menor autonomia, que têm mais dificuldades com orientação de tempo e espaço e dependem de acompanhantes para os deslocamentos diversos. Cada semana, o grupo da Agenda faz um passeio a algum lugar diferente (pontos turísticos, históricos, culturais). Já estiveram nas Charqueadas, nos Casarões do Centro Histórico, no campo do Brasil, na caixa d'água histórica da Praça Piratinino de Almeida... "Trata-se de um pretexto para ocupar a cidade e exercitar com eles essa orientação de tempo e espaço", explica Maria Cristina.
A ideia de visitar o Grupo Tholl partiu de uma estagiária da Universidade Catórlica de Pelotas (UCPel), instituição conveniada com o CAPS Escola. A sugestão foi tão bem-vinda que os usuários das outras quatro oficinas da tarde de quinta quiseram ir também, fazendo uma Agenda Cultural ampliada.