ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Uso de máscara passará por flexibilizações em Pelotas

Um projeto será encaminhado à Câmara Municipal para alterar a lei que estabelece a obrigatoriedade da proteção e tornar opcional o uso em ambientes abertos, sendo mantida a obrigatoriedade em locais fechados e para pessoas com sintomas gripais

Por Marina Amaral 17-03-2022 | 14:00:46

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta quinta-feira (17), a flexibilização do uso de máscara em Pelotas a partir dos próximos dias. A mudança foi acertada em reunião presencial do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que decidiu que a utilização do equipamento não será mais obrigatório em locais abertos, para crianças e adultos. Já em espaços fechados, o uso da proteção continua sendo obrigatório para adultos e crianças acima de cinco anos. Além disso, para aqueles que apresentam sintomas gripais, a obrigatoriedade vale tanto para ambientes fechados quanto abertos. O uso de máscara em Pelotas é estabelecido pela Lei Municipal nº 6.819/2020. Em vista disso, um projeto de lei será enviado à Câmara de Vereadores, para alterar o regramento. 

O Legislativo deverá votar a proposta na próxima semana, conforme previsão do presidente da Câmara, vereador Marcola. Após aprovação da mudança legislativa, um decreto será editado para estabelecer as medidas definidas pelo comitê. 

Paula ressaltou a necessidade da utilização da máscara em locais fechados, além da conscientização para quem apresentar as manifestações de doença.

“Essa flexibilização acontece porque a realidade que vivemos neste momento da pandemia da Covid-19 é outra, com mais tranquilidade. No entanto, as pessoas precisam compreender que, mesmo diante deste contexto, algumas restrições importantes ainda existem e estão vigentes, então precisamos respeitá-las, como o uso de álcool gel e higienização das mãos, evitar aglomerações e respeitar o uso obrigatório de máscara em locais fechados e em caso de sintomas gripais”, destacou a gestora. 
Flexibilização do uso de máscara foi acertada durante reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus - Fotos: Michel Corvello

Centro Covid encerra as atividades no dia 18 de abril

No encontro, a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, informou o fechamento do Centro Covid, a partir do dia 18 de abril. A medida faz parte da reestruturação da rede de atendimento de casos de coronavírus, sendo consequência do fim do financiamento do governo federal e também pela diminuição da procura pelos serviços. Conforme Roberta, o espaço, localizado na avenida Bento Gonçalves, vai receber, em breve, o novo Hospital Regional de Pronto Socorro, projeto que está em fase de licitação. 

Com o encerramento do Centro, as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Socorro de Pelotas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal atenderão a população juntamente dos hospitais, que irão receber pacientes em áreas de isolamento.

Tags

uso de máscara, máscara de proteção, flexibilização, centro covid, reestruturação

Carregando 0%
Carregando 0%